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Empreendedorismo

Não comece um negócio copiando outro

Não comece um negócio copiando outro

Está pensando em copiar uma ideia de negócio? Aqui estão algumas razões para você repensar


Está pensando em copiar uma ideia de negócio? Aqui estão algumas razões para você repensar

Essa é uma estratégia de negócios muito comum. Alguém começa um novo negócio, copiando o produto ou serviço que outra empresa já oferece. Por que?

A razão é que geralmente eles pensam que podem desenvolver e oferecer uma versão melhor do produto.

Alguns “empreendedores”,  acreditam que só precisam encontrar pessoas bem sucedidas com canais de vídeo, fanpages e sites e copiar o que eles fazem. Depois, alavancam suas ideias de maneira mais rápida ganhando fãs, audiência e aumentando vendas.

Isso pode parecer razoável para a maioria dos empreendedores, mas raramente funciona.

O produto ou serviço é apenas responsável por uma pequena parte dessa equação para o sucesso.

Por exemplo, no Vale do Slício, os investidores de tecnologia geralmente atribuem apenas 10% da equação ao produto, e em Hollywood a verba para a produção do filme em uma equação parecida.

A questão é que a engenharia reversa ou a recriação de um produto ou serviço não copia também todo o resto: marketing, operações de vendas, fornecedores, parceiros e assim por diante.

Então, sim, você pode até copiar um conteúdo ou ideia de negócio. É fácil controlar o conteúdo que você vai copiar e, você só tem acesso a ele e mais nada. Não sabe o que vem por trás.

Por exemplo, você não sabe o que de certo e o que deu errado, qual a estratégia está por trás do produto e do conteúdo utilizado para promove-lo.

Em poucas palavras, imagine que você tem um conjunto de instruções para construir alguma coisa. No entanto, muitas páginas de instrução estão faltando. As páginas que você tem são apenas 10% de tudo que é preciso para o sucesso.

É exatamente por isso que a cópia não funciona.

Vamos a um exemplo. O Groupon foi um modelo de negócios imitado e ainda é até hoje.

Eles cresceram rapidamente. Mas, no momento em que o Groupon foi preparado para o crescimento, o Facebook estava apenas começando a monetizar a sua audiência com publicidade.

Então o Groupon foi capaz de conseguir publicidade barata no Facebook no momento que muitos anunciantes estavam competindo pela atenção dos usuários no Facebook.

Por isso milhares de cópias do Groupon duraram apenas 6 meses.

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Este artigo foi adaptado do original, “The Reason Why Starting a Business By Copying another Doesn’t Work”, da Cynthia Kocialski.

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