X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Nove pontos que toda empresa deve considerar ao recrutar estagiários
Empreendedorismo

9 pontos que toda empresa deve considerar ao recrutar estagiários

A seleção de estagiários precisa levar em consideração alguns aspectos peculiares, Sueli Fernandes, gestora de inserção profissional da Fundação MUDES.


Ao contrário da contratação de profissionais, a seleção de estagiários precisa levar em consideração alguns aspectos peculiares, uma vez que esses jovens estão em processo de formação e possuem pouca experiência no mercado de trabalho. Vale lembrar que todo estágio requer comprometimento por parte da empresa contratante, que irá auxiliar os mais jovens a se desenvolverem na aplicação dos conhecimentos técnicos.

Para isso ser possível, Sueli Fernandes, gestora de inserção profissional da Fundação MUDES, instituição sem fins lucrativos voltada para a promoção e integração de jovens no mercado de trabalho, indicou nove aspectos que são fundamentais para o processo seletivo ser um sucesso. Confira abaixo:

  1. Relacionamento interpessoal: Já dizia o velho ditado: “Cada cabeça é um mundo”. Nem todo mundo nasce sabendo se relacionar com os demais e esse é um ponto a se considerar. Habilidades interpessoais são tão importantes quanto as técnicas. É preciso avaliar a interação entre as pessoas nas organizações e é fundamental que o jovem valorize e contribua para o clima de cooperação interpessoal, visando atingir as metas.
  2. Trabalho em equipe: É importante perceber se o jovem é capaz de desenvolver e/ou aprimorar atitudes e habilidades imprescindíveis para o trabalho em equipe. O mercado de trabalho valoriza as pessoas que se destacam não apenas pelo seu conhecimento técnico, mas também pela sua capacidade de se relacionar e cooperar para atingir objetivos comuns. A interação entre todos os funcionários favorece também a capacidade de agregar valor organizacional e gerar confiança, proporcionando um ambiente saudável e positivo para todos.
  3. Dinâmica emocional das mudanças: Para muitas pessoas, as mudanças podem ser vistas como ameaças. Porém, se elas forem encaradas por ângulos diferentes, há grandes chances de elas se transformarem em uma oportunidade. É muito útil identificar se os estudantes saberão como desenvolver uma postura flexível e adaptável às crescentes mudanças do mercado de trabalho.
  4. Desenvolvendo competências: A junção de habilidades, conhecimentos e atitudes formam uma pessoa ou um profissional competente. É recomendável entender se o jovem pensa em se aprimorar e também oferecer condições de ajudá-lo a desenvolver novas competências.
  5. Criatividade: Capacidade de reunir elementos já conhecidos pelo nosso repertório e, com isso, pensar em novas soluções para os problemas, a criatividade é um desafio cada vez mais valorizado pelas empresas. Os estudantes precisam ser estimulados a técnicas e métodos para desenvolver, estimular e exercitar seu pensamento criativo.
  6. Liderança: Apesar de serem muito jovens, é válido estimular as características e competências necessárias para uma pessoa conseguir liderar com sucesso. O desenvolvimento do estagiário permite que ele se perceba de maneira mais aprofundada, criando condições de unir características de liderança com as peculiaridades do meio.
  7. Empresas verdes: É comum os estudantes conhecerem pouco sobre as questões ambientais nas organizações, aspectos sustentáveis e conscientização ambiental. O meio ambiente já entrou na pauta de muitos negócios e, com isso, surgiram novas áreas de trabalho e oportunidades dentro das organizações. Com isso, é preciso estimular a inovação para transformar a crise ambiental em vantagem competitiva.
  8. Empreendedorismo e planejamento de carreira: Trabalhar a capacidade de empreender para a realização de projetos de carreira com o jovem é um desafio necessário. O conceito de empreendedorismo tem sido difundido nas organizações para que cada colaborador desenvolva comportamentos empreendedores e passe a atuar como agente de mudanças, melhorando processos, criando novas oportunidades de negócios e acelerando as inovações dentro das organizações.
    O planejamento de carreira é algo fundamental para que este jovem tenha uma espécie de roteiro de desenvolvimento profissional no qual ele possa traçar metas objetivas e claras para alcançar realização e sucesso no trabalho.
  9. Gestão do tempo: Saber lidar com prioridades é um desafio até mesmo para grandes líderes. Analisar e estimular a melhor utilização do tempo é fundamental para que se possa adquirir um maior controle sobre a execução das tarefas diárias. Com isso, o estudante conseguirá cumprir todas as suas responsabilidades e aumentar a sua produtividade.
Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot