X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

O cérebro dos empreendedores são diferentes?

O cérebro dos empreendedores são diferentes?

O que o cérebro dos empreendedores têm de diferente de todo o resto? Aqui pode estar a resposta


O que o cérebro dos empreendedores têm de diferente de todo o resto? Aqui pode estar a resposta

Muitos profissionais têm reclamado muito de que os empreendedores pensam de forma mais criativa do que o resto dos mortais, porque eles são ligados de maneira diferente.

Recentemente, pesquisadores acadêmicos começaram a tomar esse valor a sério.

Uma equipe de neurocientistas e estudiosos da escola de negócios da Itália e da Suíça, fez uma pesquisa utilizando ressonância magnética para capturar imagens dos cérebros dos empreendedores e gestores.

Os estudos envolveram pessoas que assumiram uma tarefa que envolveu a busca de abordagens alternativas para a solução de um problema – algo que os acadêmicos chamam de exploração.

Pessoas diferentes usam seus cérebros de maneiras diferentes.

Pessoas diferentes usam seus cérebros de maneiras diferentes.

Lado esquerdo versus lado direito

Os pesquisadores descobriram que, quando os empreendedores buscaram novos cursos de ação, eles estavam mais propensos, que os gestores a usarem o lado esquerdo do córtex-pré-frontal, que está associada com a criatividade.

Os gestores tendem a usar apenas o lado esquerdo, que está relacionado com o pensamento lógico.

Por que os cérebros de empreendedores e gestores funcionam de forma diferente? Como um dos autores escreve, as diferentes experiências de empreendedores e gestores podem leva-los a pensar de forma diferente.

Os tipos de situações que os empreendedores enfrentam rotineiramente pode condicionar seus cérebros para abordar de forma diferente dos gestores de resolução de problemas, que enfrentam regularmente.

Afinal, muita pesquisa mostra que o cérebro humano é altamente plástico – ele muda em resposta às nossas habilidades e competências. A equipe de pesquisa encontrou alguma evidência para apoiar essa explicação.

Gestores cujos empregos foram menos rotineiros tendem a se aproximar das tarefas mais semelhantes aos empreendedores, do que aqueles que tiveram uma rotina de gestão detalha.

Mas os empreendedores poderão abordar o problema de maneira diferente, porque são ligados para usar a criatividade.

Será que criatividade e genética poderiam estar ligadas?

Será que criatividade e genética poderiam estar ligadas?

A criatividade na genética

Como os autores do estudo reconhecem, as pessoas que nascem com uma tendência a serem criativas podem ser mais atraídas para o empreendedorismo do que para a gestão.

A genética pode ser responsável por isso. A investigação realizada em mais de 3 mil gêmeos britânicos apresentaram que os mesmos fatores genéticos que são responsáveis por ter uma personalidade criativa, também os tornam mais propensos a identificar novas oportunidades de negócios e empreender.

A pesquisa anterior mostrou que as mesmas predisposições genéticas que tornam alguma pessoas mais propensas do que outras para buscar inovações também afetam suas chances de empreender.

Além disso, na investigação realizada com um grupo de genética molecular, verificou-se que uma versão de um dos genes que regula o nível de dopamina no cérebro, e que está associado com a tendência de procurar novidades, era mais comum entre os empreendedores do que os não-empreendedores.

Os hormônios poderiam ser outro caminho pelo qual a genética influencia o modo como os empreendedores pensam.

Um estudo de 2006 mostrou que homens com níveis mais elevados de testosterona foram mais tolerantes ao risco e mais propensos a serem empreendedores do que homens com baixo nível de testosterona.

Um estudo de 2011 mostrou que os empreendedores que haviam sido expostos a mais testosterona quando estavam no útero materno tinham empresas que cresciam mais rápido do que aqueles que foram expostos a menos hormônio.

Ao passo que os acadêmicos forem explorando essas questões, vamos aprender mais sobre como os empreendedores se diferenciam do resto das pessoas.

Enquanto a investigação futura irá mostrar, sem nenhuma dúvida, que a educação desempenha um papel significativo, provavelmente irá revelar que a intuição de muitos profissionais está certa.

Então, evidentemente, há mais do que razões para se acreditar que os empreendedores são ligados de forma diferente de todo o resto.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Are Entrepreneurs’ Brains Wired Differently?”, da Entrepreneur.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot