X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

tired entrepreneur
Empreendedorismo

O custo da recessão para o empreendedor

Sim, a recessão custa muito.


A recessão tem gerado um custo excessivo para o empreendedor, não há dúvida nenhuma com relação a isso. A ausência de faturamento, a escassez de oportunidades, a extinção de novas possibilidades no mercado e o declínio da receita nas empresas têm causado problemas em uma escala cada vez mais alarmante, gerando um efeito dominó na economia que apenas propaga o inexpugnável retrocesso que aflige nosso país, em uma intensidade que se mostra cada vez mais lancinante e destrutiva, e parece cada vez mais irreversível à medida que o tempo passa.

O grande problema em uma recessão é o custo dobrado que ela representa para uma empresa. Além de ter que lidar com a ausência ou a escassez de faturamento, a ociosidade tem gerado um custo enorme nas empresas, que, com ou sem recessão, devem arcar com todas as contas inerentes à sua estrutura, ou seja, elas têm que pagar aluguel, condomínio, energia elétrica, funcionários, entre tantas outras despesas. Então, em virtude de tais problemas, efetuam-se os indesejáveis, mas tão necessários cortes. Nessa degradante e intempestiva espiral de problemas, funcionários perdem os seus empregos à medida que as empresas vão tentando sobreviver. Como isso tudo se propaga em uma escala ascendente, o inevitável efeito dominó – também conhecido pela infalível alcunha de “efeito cascata” – invariavelmente vai se alastrar, e um problema vai gerar outro problema, que vai gerar outro problema, que vai gerar outro problema, e assim o círculo das enfermidades se dissemina, afetando a economia, a renda das famílias, a qualidade de vida do cidadão, e as possibilidades profissionais existentes no mercado, para citar apenas alguns problemas.

Sim, a recessão custa muito, e não apenas em termos financeiros, mas também em questões psicológicas.

Sim, a recessão custa muito, e não apenas em termos financeiros, mas também em questões psicológicas. Empreendedores têm sua saúde terrivelmente afetada pela espiral de adversidades que se veem obrigados a confrontar sozinhos, tentando encontrar soluções plausíveis para pagar as contas, conquistar clientes e manter suas empresas em atividade. E, por incrível que pareça, é tentando encontrar uma alternativa para essa questão que outro problema acaba se desenvolvendo: muitos empreendedores, motivados pelo desespero, acabam baixando demais o valor do seu produto ou dos seus serviços. Em função de um mercado que fica incisivamente mais competitivo, as empresas fazem inúmeros orçamentos antes de contratar a prestação de um determinado serviço, ou adquirir certo produto. Como uma maneira de tentar garantir ao menos um pouco de renda, e reduzir o volume de produtos encalhados no estoque, o desespero leva inúmeros empreendedores a negociarem seus produtos por valores ínfimos, às vezes muito abaixo do preço de custo. Muitos veem essa opção como a única alternativa viável para ter ao menos um parco e escasso faturamento, que é muito melhor do que não ter faturamento algum. E, no auge da crise, haveriam alternativas mais plausíveis para se manter um empreendimento? Dependendo do ramo de negócios e do seu nível de competitividade, não. E seria um grande equívoco de nossa parte julgar ou repreender um empreendedor por simplesmente tentar sobreviver.

Uma crise como a que estamos vivendo traz consigo inúmeros problemas. Nos tempos de elevada prosperidade econômica nem sempre era fácil lidar com a concorrência, mas agora, em um período de turbulento e degradante retrocesso, as dificuldades acentuam-se de formas fatídicas e colossais, gerando abismos de insuficiência, retração e retrocesso que gradualmente intensificam-se, gerando problemas que outrora pareceriam insignificantes. E no meio disso tudo, o empreendedor mais uma vez paga a conta, tornando-se uma vítima tão casual quanto incauta e fatal, muitas vezes tendo que arcar com os prejuízos do seu próprio bolso, tirando dinheiro da sua conta bancária pessoal para tapar os buracos que a economia invariavelmente deixa na conta bancária de sua empresa.

Outra dificuldade terrível gerada pela recessão é a inadimplência. Os empreendedores muitas vezes contam com o dinheiro que devem receber de seus clientes, e quando alguns não honram com os seus compromissos financeiros – na grande maioria das ocasiões porque também se viram vítimas da crise – o empreendedor se vê no meio de uma situação financeira excruciante, ficando entre a cruz e a espada. E aí deve decidir que compromissos honrar ou não. Em situações assim, muitos empreendedores escolhem não pagar os impostos, o que na verdade é uma ótima decisão. O governo, que não faz nada para reverter essa deplorável situação, deve sempre ficar em segundo plano. Em primeiro plano, deve vir tudo aquilo que se relaciona diretamente à empresa: funcionários, conta de luz e telefone, aluguel, contabilidade, entre outras despesas de caráter primário e fundamental. Se você é empreendedor e está passando por uma situação assim, nunca fique constrangido por negligenciar os impostos. Em situações emergenciais, as contas do governo jamais devem ser encaradas como uma prioridade, e isso vale também para contas de sindicatos que nunca fizeram nada por você, a não ser mandar um boleto todo final de mês.

Para solucionar problemas assim, muitos empresários decidem recorrer aos bancos, pegando empréstimos a juros negociáveis. A curto prazo, isso pode resolver problemas, mas a longo prazo, pode deixar o empreendedor com problemas ainda maiores. Portanto, uma decisão dessas deve ser meticulosamente analisada, e todas as suas implicações, tanto positivas como negativas, devem ser encaradas de forma impreterivelmente objetiva. Evidentemente, é desnecessário dizer que se os malefícios forem maiores que os benefícios, então essa estratégia deve ser prontamente descartada como uma possível solução.

Uma coisa é certa, e deve ser encarada como fundamental: é impossível vencer todos os obstáculos. Uma recessão de nível nacional não é uma pequena ou ordinária adversidade do dia a dia, e não é à toa que a atual recessão obriga quase mil empresas diariamente a encerrarem suas atividades em todo o território nacional. E nenhum empresário deve cobrar de si próprio um desempenho sobre-humano ao enfrentar uma crise desta magnitude, pelo simples fato de que ela é maior do que todos nós. Não obstante, ela não deveria ser maior do que o governo, mas o governo brasileiro é tão ineficiente e tão paralítico que dificuldades do tamanho de uma pulga muitas vezes acabam se mostrando insolúveis para nossos gestores públicos. O que dirá, então, uma calamidade de tão arrasadoras e sintomáticas proporções.

Como sempre, no Brasil, é o empreendedor quem paga a conta.

Como sempre, no Brasil, é o empreendedor quem paga a conta. Quando não é com o dinheiro que vem da conta bancária de pessoa jurídica, é com o dinheiro que vem da sua conta bancária pessoal. Nesse simplório sistema que explora o capital para benefício próprio, as contas chegam de todos os lados, e nunca param de vir, indiferentes ao fato das empresas estarem tendo faturamento ou não.

Como sempre, no Brasil, é o empreendedor quem paga a conta. Click To Tweet

Um dos fatores mais drásticos e calamitosos nessa circunstância é a ausência de um plano de contingência da parte do governo, para solucionar o problema, ou ao menos flexibilizar os fatores que problematizam a disseminação das suas causas. Sempre despreparado, descoordenado, despreocupado, desqualificado, negligente, sonolento, tardio, e apático, a única preocupação real do governo continua sendo arrecadar, mesmo que não existam mais empresas para tributar. A arrecadação de verbas para o seu sustento ainda é a única preocupação do governo, que em seu desmoralizante, vexatório, narcisista e autocrático egocentrismo simplório, parece querer devorar, engolir, extorquir, espoliar e absorver absolutamente tudo o que aparece em seu caminho, em uma antropofágica autofagia parasitária de demagogia administrativa, que deixa axiomático o fato de que apenas os seus próprios benefícios lhe interessam. Neste longo e laborioso processo, torna-se evidente que o poder público tem tanta consideração pelo empreendedor quanto teria por um saco de cimento.

É triste ser tratado dessa maneira, ser encarado pelo poder público apenas como uma fonte de receita. A partir do momento que você não é mais tributável, então não têm mais valor ou serventia aos órgãos públicos. Por mais deprimente que essa constatação possa parecer, ela é extremamente realista. Lembre-se: aqui é a República Federativa do Caos, da Indolência e da Corrupção, onde tudo é possível. A inversão de valores impera. Um deputado federal ganha muito para não fazer quase nada, enquanto um empreendedor, que gera emprego, receita e promove uma estrutura que permite a circulação de riquezas, assim fortalecendo a economia do país, é punido substancialmente por ser ousado, enérgico, inovador e motivado, sendo indefectivelmente privado, aos poucos, de todos os seus recursos financeiros.

Os problemas gerados por uma recessão de nível nacional são enormes, e estruturam-se em uma base que amplia a escassez para favorecer o sustento de um alicerce que intensifica a imensidão do problema. O que temos como resultado é uma série de privações que ficam cada vez maiores, e dessa maneira toda a estrutura que possibilita a circulação de riquezas começa a entrar em colapso. A escassez de recursos financeiros, por fim, gera um nível amargo de dificuldades, que desestabilizam completamente a economia, e impactam diretamente na ordem social da nação. Infelizmente, neste sistema onde impera o pandemônio, a indiferença e a precariedade, o empreendedor é a engrenagem mais vulnerável, e acaba arcando com todos os prejuízos. Na base da cadeia produtiva, é o empreendedor quem paga a conta da crise, e infelizmente vai continuar pagando por ela, até o fim.

Escrito por Wagner Heryzog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot