X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

OpenBazaar
Empreendedorismo

OpenBazaar: Qualquer um pode ser empreendedor sem ter de pedir autorização ao estado

E se cada indivíduo deste planeta, independentemente de sua classe social, idioma ou nacionalidade, pudesse abrir uma loja de comércio varejista cujos produtos estejam disponíveis para todos?


E se cada indivíduo deste planeta, independentemente de sua classe social, idioma ou nacionalidade, pudesse abrir uma loja de comércio varejista cujos produtos estejam disponíveis para todos?

Ainda mais importante: e se ele pudesse fazer isso sem ter de pedir permissão para nenhum burocrata?  Para completar: e se não houvesse nenhum obstáculo artificialmente criado pelo estado no caminho dessa pessoa? Isso não era possível há 12 meses.  Mas hoje já é.

E se esse empreendimento pudesse ofertar bens e serviços em troca de pagamentos oriundos de qualquer parte do mundo, mas sem ter de recorrer a bancos, a qualquer sistema de pagamento convencional, ou a qualquer outro intermediário financeiro? Isso não era possível antes da invenção das criptomoedas, mas hoje já é.

E se esse empreendimento fosse tão descentralizado, que nenhum governo no mundo pudesse fechá-lo? Ninguém poderia imaginar isso há uma década, mas já é a realidade hoje.

A tecnologia que tornou tudo isso possível não é nenhum site de internet, mas sim um aplicativo que qualquer pessoa pode baixar gratuitamente.  Foi lançado recentemente e já está sendo utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Ele se chama OpenBazaar e seu endereço é OpenBazaar.org.

Seu slogan é “Livre mercado para todos. Sem taxas. Sem restrições.”

OpenBazaar: Livre mercado para todos. Sem taxas. Sem restrições. Click To Tweet

Livre mercado para todos. Sem taxas. Sem restrições.

Como dito, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo, fazer compras e montar seu próprio empreendimento, sem taxas, sem ter de recorrer a extensões, sem ter de instalar recursos adicionais (os famigerados plugins) e sem ser submetido a nenhuma outra exigência irritante.  O sistema de pagamento é a moeda digital internacional, o Bitcoin, que não depende de nenhum sistema financeiro e monetário nacional.

A plataforma do OpenBazaar, assim como a plataforma do Bitcoin, não possui um ponto central de falha, de modo que é impossível ele ser perseguido, fechado e destruído pelos governos.

A plataforma opera sob o sistema peer-to-peer (arquitetura de redes de computadores em que cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central), de modo que não é necessário pedir nenhuma permissão para terceiros.

openbazaartransaction_1024-1024x724.png

E aí surge a pergunta: se não há uma supervisão central, como é que o comprador e o vendedor poderão se certificar de que a outra parte cumpriu o combinado?  Como pode o comprador ter a garantia de que o vendedor não irá simplesmente pegar o dinheiro e sumiu?  Como pode o vendedor saber se o comprador realmente pagou pela mercadoria que já foi enviada?

A plataforma utiliza outra inovação, que foi criada há apenas alguns anos: ela se chama multisig ou multi-assinatura.

O OpenBazaar explica:

“Se ambos concordam com um preço, então o cliente cria um contrato entre vocês dois com a sua assinatura digital, e envia esse contrato para um terceiro, que será o moderador.  Esses moderadores também são pessoas que utilizam a rede do OpenBazaar — pode ser tanto o seu vizinho quanto uma pessoa do outro lado do planeta —, nas quais o comprador e o vendedor confiam caso algo dê errado.  Esse moderador visualiza o contrato e cria uma conta multisig para a qual o Bitcoin deve ser enviado.  Essa conta requer que duas de três pessoas dêem o seu ciente para que o Bitcoin possa ser liberado.

O comprador então envia a quantia mutuamente acordada para o endereço multisig.  Você recebe uma notificação dizendo que comprador enviou os fundos para o endereço, e então você envia a mercadoria e notifica que ela foi enviada.  O comprador a recebe alguns dias depois e notifica que a recebeu.  Isso irá liberar os fundos do endereço multisig para você.  Você recebeu seus Bitcoins e o comprador recebeu a mercadoria.  Nenhuma taxa foi cobrada, ninguém impediu a sua transação comercial.  Todos estão satisfeitos.”

Para que tal invenção fosse possível, era necessário antes de tudo existir o Bitcoin, o qual surgiu em 2009 como resposta à urgente necessidade de se ter uma moeda que pudesse ser transacionada pela internet, que operasse fora das fronteiras determinadas pelos governos e que não fosse controlada por nenhum Banco Central.  A própria invenção do Bitcoin baseou-se nas inovações ocorridas nos sistemas de processamento distribuído, na criptografia, e em registros contábeis (armazenados nas nuvens) que mantêm um registro histórico de quem é dono de quê.  (Veja um resumo aqui).

Com o surgimento agora do OpenBazaar, podemos testemunhar mais um tijolo sendo colocado na construção de uma infraestrutura comercial globalmente aberta, expansível para toda a população humana e que funciona fora das estrutura legais de qualquer país.  Trata-se de uma tremenda dádiva criada pela genialidade humana e um inequívoco sinal auspicioso quanto às perspectivas para a nossa liberdade.

Tijolo por tijolo

E, no entanto, cada inovação depende de várias inovações anteriores.  E é por isso que ninguém deveria se esquecer do que realmente deu impulso a essa conquista.  O Silk Road (fevereiro de 2011 a outubro de 2014) foi o primeiro e mais famoso mercado digital a aceitar o Bitcoin.  Ele foi fechado pelo governo americano porque havia se tornado um meio para a distribuição de produtos como a maconha, que hoje já se tornou lícita em vários locais.  Por estar à frente do seu tempo, o fundador e criador Ross Ulbricht foi condenado a nada menos que duas sentenças de prisão perpétua.

A inovação varejista de Ross inspirou outros a verem o extraordinário potencial da ideia.  O Silk Road errou exatamente em ser muito centralizado.  Tão logo o FBI descobriu seu administrador, os burocratas o capturaram com a janela do admin aberta, e com isso conseguiram acesso a todos os dados.

Isso não é possível de acontecer com o OpenBazaar, pois a própria plataforma é literalmente distribuída por todo o mundo; e, assim como o Bitcoin, que se comporta como uma hidra, a plataforma do OpenBazaar se aproveita da ordem espontânea e sem fronteiras do espaço digital de uma maneira que maximiza a liberdade humana.

Sempre que falamos sobre essas inovações, é difícil resistir à tentação de falar em detalhes sobre essa extraordinária tecnologia.  Porém, em última instância, não estamos realmente falando de tecnologia; não estamos realmente falando de criptografia, redes distribuídas, sistemas de pagamento multisig e afins; estamos, isso sim, falando da incessante busca de cada ser humano por sua autonomia universal, livre de amarras artificiais criadas por burocratas.  É realmente disso que estamos falando.

Tenho em mente uma mulher simples em Moçambique, desesperadoramente pobre, mas com um grande talento para a costura. Talvez ela seja boa em fazer belas gravatas-borboletas artesanais.  Ela possui um smartphone com acesso à internet, cujo custo muito provavelmente chega a um quarto da sua renda.  Com essa rede, ela pode alcançar todo o planeta com seu produto, e até mesmo construir um grande negócio.  Com o desenvolvimento e difusão do Bitcoin, ela pode auferir uma renda que irá se tornar um capital a ser investido na expansão de seu empreendimento, o qual poderá agora se tornar muito próspero, com uma clientela literalmente global.

Não foram as ajudas estrangeiras ou os governos que fizeram isso. Foi o poder do empreendedorismo na era digital.  Graças a tecnologias como o OpenBazaar, nosso longo prazo está mais promissor.

_

Artigo publicado em: Instituto Ludwig von Mises Brasil

Jeffrey Tucker é o CEO do Liberty.Me. É também autor dos livros It’s a Jetsons World: Private Miracles and Public Crimes e Bourbon for Breakfast: Living Outside the Statist Quo

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot