X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

Os elementos cruciais para o efeito placebo

Os elementos cruciais para o efeito placebo

O seu produto tem uma vantagem real ou é um placebo? Veja o que o transforma em um placebo – e por que nem sempre isso é ruim


O seu produto tem uma vantagem real ou é um placebo? Veja o que o transforma em um placebo – e por que nem sempre isso é ruim

Os placebos, quando utilizados de forma ética, são ferramentas poderosas. Eles podem curar doenças, dar melhor sabor aos alimentos e aumentar a qualidade percebida das coisas.

Eles podem melhorar a forma como os professores ensinam, os alunos aprendem e julgamos nossa própria segurança.

Nem todos os placebos funcionam, e eles não funcionam em todos os campos. Aqui estão algumas coisas que placebos bem sucedidos têm em comum.

Eles fazem melhor quando melhorar algo é difícil de medir objetivamente.

Será que este som estéreo é melhor do que esse? A dor de cabeça está melhor hoje?

Às vezes, o resultado é difícil de medir objetivamente porque é abstrato, mas às vezes é porque é pessoal.

Se você afirmar que um novo taco faz uma bola de golfe ir mais longe, um teste cego é o suficiente para sabermos se isso é verdade.

Em 1796, quando a homeopatia foi desenvolvida pela primeira vez, sabíamos muito pouco sobre átomos, moléculas e método científico.

Hoje, os pacientes informados acham que ela não vai funcionar e por isso não adotam os tratamentos. A mesma coisa vale para a astrologia, que foi inventada antes de Copérnico.

Argumente o quanto você quiser sobre estar comprando ou vendendo placebos, mas é bastante possível que o placebo certo, juntamente da história que você quer contar pode aumentar drasticamente os seus resultados.

Se você quer melhorar o desempenho, o placebo é, às vezes, a maneira mais segura e barata de fazer isso.

A oportunidade é encontrar um modelo que possa funcionar, e que funciona de maneira ética e eficaz.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Crucial elements for the placebo effect”, do blog do Seth Godin.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot