X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

Sou pequeno ou grande? Reflexões do empreendedor moderno

grande ou pequeno

Ser PME ou não ser, eis a questão. O crescimento econômico registrado pelo Brasil nos últimos anos fez muitas empresas passarem de pequena para grande em seu nicho e conquistar respeito do mercado.


Ser PME ou não ser, eis a questão. O crescimento econômico registrado pelo Brasil nos últimos anos fez muitas empresas passarem de pequena para grande em seu nicho e conquistar respeito do mercado. Entretanto, a estagnação que o país enfrenta hoje faz muitos empresários adaptarem o questionamento clássico de Hamlet para o mundo dos negócios. Grandes corporações também estão enxugando suas estruturas e readequando seus passos.

A definição desses conceitos merece muitos atos. Se antes o dono do negócio conseguia ficar mais próximo e garantir que tudo andasse dentro do planejado, o aumento na receita e nos clientes traz novos desafios e responsabilidades, fazendo com que a administração tome um tempo precioso dos fundadores.

É necessário fazer uma reestruturação antes de dar um passo maior do que o próprio planejamento idealizado. O sócio deve manter o controle da maioria dos processos para manter a qualidade. É possível ter uma empresa enxuta, mas ao mesmo tempo robusta e referência para o mercado. Para isso, é preciso criar métricas de acompanhamento dos processos e passar a cultura adiante da empresa adiante. Faça com que os colaboradores mais próximos absorvam o espírito que motivou o crescimento inicial e repassem para suas equipes. Este é o papel de liderança ativa dos empreendedores. Para quem está à frente o negócio, fazer bom gerenciamento do tempo não conflita e não trava o funcionamento da empresa.

Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs

Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs

O cenário mais competitivo e aberto à inovação tem misturado características de pequenas e grandes empresas, sendo comum encontrarmos algumas com estrutura enxuta e alto faturamento e outras corporações com muitos colaboradores, mas sem um bom lucro. O importante, porém, é unir o melhor dos dois lados e operar de forma mais sinérgica. Para qualquer porte, as práticas de boa gestão pedem pés no chão para crescer de forma adequada ao tamanho de cada companhia. Sair do pequeno é um grande desafio e fazer esta transição é difícil, mas com dedicação e trabalho é possível chegar lá.

* Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot