X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Livros

Você odeia as segundas?

Segunda Feira

Se o início de uma nova semana te incomoda, algo deve estar errado na sua rotina. Que tal mudar a sua rotina de segunda a sexta?


Se o início de uma nova semana te incomoda, algo deve estar errado na sua rotina. Que tal mudar a sua rotina de segunda a sexta?

É manhã de domingo. Seu alarme está desligado. O sol entra pela sua janela, mas ao invés de se levantar você abraça seu companheiro e volta a dormir.

Você não levanta da cama até que ele acorde. Mais tarde você começa o seu dia fazendo um café da manhã e ouvindo músicas agradáveis. O resto do dia  se desenrola sem nenhuma lista de afazeres…

Por que todos os dias não podem ser assim?

Em primeiro lugar vem a resposta lógica com a resposta óbvia do porque os dias não podem ser todos assim.

Se todos os dias fossem como o domingo, estaríamos falidos, com fome e desabrigados. Você não teria um emprego, e não seria capaz de pagar seu aluguel.

Além disso, você seria terrivelmente emburrado.

Ultimamente a nossa ideia de tempo e de semana de trabalho de 5 dias tem nos feito reféns. Afinal, de onde surgiu uma semana de trabalho de 5 dias?

Será que ela tem alguma coisa a ver com a noção bíblica de que Deus levou 6 dias para criar o universo e o sétimo dia foi reservado para o descanso?

Não é só você que odeia segundas. Mas será que isso é normal?

Não é só você que odeia segundas. Mas será que isso é normal?

Por que você faz uma distinção entre o seu trabalho e o final de semana?

A semana de trabalho de 5 dias é uma criação totalmente humana. Não há absolutamente nenhuma razão lógica para que tenhamos que trabalhar por 5 dias e ter apenas 2 de folga.

Mas, muitos de nós caem nesse padrão, mesmo quando não é necessário.

Vamos usar um exemplo: durante 3 anos da sua vida você esteve voando solo como empreendedor e agora também temo seu mestrado, e uma vida acadêmica.

Você não tem horário fixo em nenhuma dessas atividades. Como empreendedor, você poderia trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar que você quiser, sempre que você quiser.

Na sua dissertação de mestrado, seu supervisor já deixou bem claro que não se importa onde você trabalha, desde que você trabalhe.

Você tem absoluta liberdade em relação à sua agenda. Mas adivinha? Você ainda tenta fazer as coisas no horário comercial.

De segunda à sexta você acorda às 6:30h, faz o café da manhã, vai pra academia e começa a organizar as coisas pra trabalhar.

Normalmente você está em sua mesa por volta das 9h, tira uma pausa pro almoço e se levanta às 18h.

Mas, por que?

Por que você só curte o seu final de semana aos domingos?

Por que você só usa o seu tempo com o lazer aos finais de semana?

Por que você se permitiu cair na rotina?

Não temos essas respostas.

Talvez seja porque amamos a rotina. Nós somos criaturas do hábito e os velhos hábitos são difíceis de se mudar.

Por outro lado, temos certeza que também é saudável ter uma rotina, nos alimentar bem e descansar bem à noite, indo para cama no mesmo horário todos os dias.

Talvez até poderíamos ficar entediados sem essa rotina. Talvez o correto seja mesmo trabalhar duro durante a semana e curtir o final de semana.

Não desanime. É possível fazer com que a sua semana seja tão produtiva quando sábados e domingos.

Não desanime. É possível fazer com que a sua semana seja tão produtiva quando sábados e domingos.

Então, como nos sentir incríveis durante a semana?

A verdade é que muitos de nós gostamos de nosso trabalho, mas também gostamos de ficar longe de nossos computadores e aproveitar o melhor da vida.

O ser humano não nasceu para ficar sentado em uma mesa por 8 horas em luz artificial e os escritórios não foram projetados para promover a felicidade.

Então, qual é a solução?

A nossa rotina de horário comercial é perfeita para algumas pessoas. E isso é ótimo. Para o restante de nós, falta coragem para mudar esse sistema.

Precisamos continuamente provar a nós mesmos e aos outros que é possível fazer o que amamos, ganhar dinheiro e não ter uma rotina de trabalho de 5 dias.

Vamos ser honestos: no minuto em muitos pensam em esquecer a rotina em horário comercial, muitos experimentam um choque de medo. É um medo sobre as finanças.

Muitos de nós provavelmente pensam que, sem o horário comercial, não serão capazes de pagar as contas ou a escola dos filhos.

Mas, isso é apenas um bloqueio.

Há exemplos de pessoas de todo o mundo que não trabalham na rotina comercial e que vivem confortavelmente. Ou que vivem muito modestamente, mas que são incrivelmente felizes.

Porque você sente como se essa vida só fosse reservada a uns poucos escolhidos?

Questionar as crenças de como vivemos, significa viver uma vida feliz e confortável. Não force a si mesmo em um escritório só porque todos ao seu redor estão fazendo isso.

Todo mundo quer e precisa de seus dons. Tenha coragem de quebrar algumas regras.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Do You Hate Mondays?”, do PositivelyPositive.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot