X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Growth Hacking

Como o Airbnb usou os dados para impulsionar o seu crescimento

Como o Airbnb usou os dados para impulsionar o seu crescimento

A sua empresa precisa crescer? Use o exemplo do Airbnb para fazer isso acontecer rapidamente


Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

A sua empresa precisa crescer? Use o exemplo do Airbnb para fazer isso acontecer rapidamente

O que podemos aprender com o Airbnb sobre análise de dados?

O que podemos aprender com o Airbnb sobre análise de dados?

Se você faz parte de uma startup de rápido crescimento ou uma empresa estabelecida, escolher qual parte do produto focar é extremamente crucial para o sucesso de seu empreendimento.

Em uma entrevista com Riley Newman, diretor de ciência de dados do Airbnb, podemos aprender um quadro valioso para pensar em formas concretas de que  a ciência dos dados ajudaram a priorizar as decisões  de produtos e o enorme crescimento da startup.

As lições compartilhadas por ele podem ajudar você a dirigir os dados da sua empresa e as decisões de produtos para conseguir crescer.

Os dados são a voz do seu cliente

No Airbnb, Riley vê os dados como a voz dos clientes.

Os analistas e cientistas de dados servem de megafone para amplificar a voz do cliente, trazendo à tona seus desejos através dos logs de interação com clientes, e interpretam isso em decisões acionáveis para o produto, marketing e equipe de suporte ao cliente.

Os dados são a voz do seu cliente. Os dados são efetivamente um registro de alguma ação executada em sua comunidade, que representa uma decisão tomada sobre o que fazer – ou não fazer – com o seu produto.

Cientistas de dados podem traduzir essas decisões para as histórias que outros podem entender.

Melhorar a busca

Para ilustrar o poder de ouvir a voz do cliente, vamos dar uma olhada em um exemplo específico de como o Airbnb utilizou os dados para melhorar o seu produto.

Como um marketplace, a busca está no coração do Airbnb. A afinação cuidadosa desse motor é um fator crítico para acelerar o crescimento e encantar os clientes.

No entanto, no início, o Airbnb não sabia qual tipo de orientação dar aos clientes.

Então eles começaram com uma solução simples, retornando resultados da mais alta qualidade dentro de um determinado raio a partir do local onde os usuários procuraram as informações.

Então, quanto mais pessoas passaram a utilizar o site, o Airbnb adquiria mais dados.

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Eventualmente, eles descobriram que, substituindo o modelo inicial por um modelo orientado a dados, eles conseguiram enxergar um aumento no número de reservas e na satisfação dos clientes.

Ao tocar os dados gerados por sua comunidade, o Airbnb encontrou a resposta para entregar um produto melhor.

Use as buscas como fonte de aprendizado para melhorar seu produto.

Use as buscas como fonte de aprendizado para melhorar seu produto.

Impulsionando o crescimento da empresa

Outro exemplo importante é a maneira com que o Airbnb usou os dados para adaptar, conduzir e ampliar a sua experiência para diferentes dados demográficos.

No início de 2014, por exemplo, o Airbnb descobriu que os usuários de certos países asiáticos tendem a ter uma alta taxa de rejeição na home page.

Logo ficou claro que esses usuários se distraíram com fotos e nunca voltaram para a sua reserva.

Um analista de dados deu um mergulho nesse problema e apresentou suas descobertas para a equipe de engenharia que providenciou um redesign.

Para os usuários desses países, o Airbnb removeu os links “neighborhood”, e em vez disso, apresentou os principais destinos de viagem na China, Coréia, Japão e Cingapura.

Como resultado, o Airbnb presenciou aumento de mais de 10% na conversão de usuários asiáticos.

Use os dados a seu favor

Ao mergulhar em seus dados, o Airbnb foi capaz de detectar grandes oportunidades de crescimento e melhoria de seu produto.

Sua combinação de inteligência de dados e expertise empresarial fez com que a companhia fosse avaliada em 10 bilhões de dólares e deixou lições valiosas para pensarmos sobre a análise de dados a nosso favor.

A grande lição nisso tudo é: trate seus dados como a voz de seu cliente – use seus cientistas de dados para decifrar o que eles estão dizendo – e tome decisões que irão conduzir a sua o seu crescimento.

___

Este artigo foi adaptado do original, “How Airbnb used data to propel its growth to a $10B valuation”, do VentureBeat.

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert
Comente este artigo

Populares

Topo