X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

growth hacking labs e
Growth Hacking

O que é Growth Hacking

O que leva uma ideia a se tornar um grande negócio da noite para o dia?


O que explica o fato de que muitas startups, antes mesmo de conquistarem a fama, conseguiram obter um crescimento tão grande? O que leva uma ideia a se tornar um grande negócio da noite para o dia? Muito disso pode ser explicado em duas palavras: Growth Hacking.

Growth pode ser traduzido como “crescimento”, enquanto Hacking, ao contrário do que muito se pensa, nada mais é que o ato de “encontrar brechas” — na computação, um hacker é um expert capaz de encontrar brechas nos sistemas de segurança, o que, muitas vezes, o leva a ser confundido com criminoso.

Isto é, o Growth Hacking é o que ajudará a sua empresa a encontrar oportunidades, em todo e qualquer detalhe, para atingir algum crescimento.

Continue lendo nosso conteúdo e entenda como isso funciona e qual a sua importância no marketing digital!

O que é Growth Hacking

Growth Hacking é um conjunto métodos, ferramentas e boas práticas, com foco único em crescimento.

A pessoa por trás de todo esse conceito chama-se Sean Ellis, que, por sua vez, acabou difundindo o Growth Hacking conforme foi prestando serviços para grandes empresas almejavam o crescimento rápido.

Com a necessidade de prosseguir com as implementações de Sean em cada empresa, uma nova categoria de profissionais foi inserida no mercado: os Growth Hackers.

Mas, por que não os profissionais de Marketing? Porque as estratégias utilizadas pelo setor não eram compatíveis com o que o Growth Hacking se comprometia a entregar às empresas.

Era preciso mais criatividade e inovações e menos investimentos financeiros, sobretudo com práticas tradicionais de Marketing — que possuem múltiplos focos e envolvem um alto grau de competitividade.

Basicamente, Growth Hacking é ver em cada estratégia, tática, ação e iniciativa uma brecha para gerar crescimento. Com uma abordagem mais poética sobre a questão, pensar em Growth é como enxergar o norte como a única via para chegar ao topo.

Qual o perfil de um Growth Hacker?

O perfil de um Growth Hacker não é formado por um curso de especialização, afinal, não estamos falando de um cargo existente — ao menos definido com tal nomenclatura — no mercado de trabalho.

Então, o que esse profissional tem que você não tem? Às vezes, você pode ter até muito mais que o necessário para ser um Growth Hacker, pois esta é uma questão de ter domínio em certas competências.

Basicamente, o perfil de quem segue essa carreira pode ser representado pelo profissional com conhecimentos em:

  • Marketing (Inbound Marketing; Copywriting; Desing etc);
  • Analytics (Digital Analytics; Estatística e Testes A/B);
  • Tecnologia (Planilhas; Programação Básica; Banco de Dados etc).

4 mitos a respeito de Growth Hacking

Se os mais antigos conceitos — isso em todas as áreas — acumularam diversas falsas afirmações e equívocos que praticamente se perpetuam. A realidade não muda com relação às novidades.

Isso porque, com a dinâmica da internet, qualquer equívoco pode ser difundido em longo alcance e resultar em algo similar à velha e conhecida citação: “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”.

Conheça abaixo 4 mitos a respeito do Growth Hacking.

1. Growth Hacking só é válido para startups

Mito! A resposta de Sean Ellis para isso é que “Growth Hacking is for Smart Marketers — Not Just Startups”, o que podemos entender como: se você for esperto e enxergar que é preciso inovar, o Growth Hacking — que realmente nasceu das startups — pode ser aplicado a qualquer empresa.

2. Growth Hacking serve apenas para a aquisição de novos clientes

Atrair novos clientes é o maior interesse da maioria dos empreendedores. Por muitas vezes, essa é a razão pela procura de maiores informações sobre Growth Hacking.

Mais adiante falaremos sobre outras funcionalidades do conceito de Growth Hacking — mais precisamente quando falarmos sobre o funil de vendas. Logo, mostraremos como a retenção, dependendo do ponto de vista, é até mais valorizada que a captação de novos clientes.

3. Growth Hackers são programadores

Essa fama pode ter sido criada em decorrência de dois fatos: o primeiro é que muitos dos Growth Hackers são programadores; o segundo é que o termo “Hacker”, principalmente no Brasil, é difundido como um expert em códigos, ou, equivocadamente, como aquele que é cibercriminoso.

Na verdade, o Growth Hacking pode até exigir certa familiaridade com linguagens de programação — como Python, Ruby on Rails e PHP —, assim como conhecimento em Analytics, Estatística e Banco de Dados.

Ou seja, um Growth Hacker precisa dominar todos essas disciplinas? Não necessariamente. Basta que ele tenha, em sua equipe, programadores e profissionais com esses skills.

4. Growth Hacking oferece soluções imediatas

Não se deve esperar soluções imediatas de Growth Hacking. Afinal, como suas estratégias envolvem testes constantes, é impossível estimar o tempo que elas levarão para, de fato, vingarem.

O funil de vendas do Growth Hacker

Certamente você já ouviu falar sobre funil de vendas, certo? Mas, caso não saiba ao certo do que se trata, digamos que o funil seja uma sequência de etapas que visam guiar a jornada do visitante até que ele se torne um cliente fidelizado.

Para o Growth Hacking, os estágios do funil são mais específicos e voltados exclusivamente para os resultados. De acordo com Neil Patel e Bronson Taylor, dois dos maiores especialistas no assunto e autores do “The Definitive Guide to Growth Hacking”, o funil é composto por 3 fases: Atração, Ativação e Retenção.

1. Geração de tráfego

O primeiro passo para gerar tráfego é “puxar” as pessoas para o seu site. Entre inúmeras analogias que podemos usar para isso, pensemos nas estratégias de um pescador.

A lógica da pescaria é extremamente válida para a geração de tráfego. Pois, da mesma forma que os peixes se interessam pelo petisco, os internautas se interessam pelo conteúdo — textos, vídeos, podcasts, infográficos etc.

Basta disponibilizar um material que incentive o público a fisgá-lo. Então, ao perceber que a “isca” foi mordida, puxe o visitante para você!

2. Ativação de usuários

A ativação consiste em fazer com que o visitante, aquele que visitou o seu produto, seja conduzido a concluir alguns dos objetivos do seu negócio. Esses objetivos podem ser:

  • Conseguir o e-mail;
  • Direcionar a alguma leitura;
  • Fazer com que o visitante se cadastre;
  • Estabelecer interação com um representante;
  • Levá-lo a comprar/compartilhar um produto.

Enfim, são muitas as metas que podem ser cumpridas em uma mesma navegação. Entretanto, esperar que isso aconteça por total iniciativa do usuário não é uma boa ideia, o site precisa incentivá-lo a isso através de call-to-actions, landing pages, onboarding etc.

3. Retenção de clientes

Mais importante que o cliente utilize o seu produto/solução, é que ele comece a usufruir do mesmo habitualmente. Sim, estamos falando de reter o consumidor!

3 razões para a retenção não ser subestimada:

  • Atrair novos consumidores custa 5 vezes mais do que reter um cliente (Forbes);
  • 52% dos apps perdem pelo menos metade dos usuários após 3 meses da instalação (Business Insider);
  • Os seus atuais clientes são 50% mais propensos a experimentar novos produtos e 31% a gastar, comparados aos novos prospects (Invesp).

Portanto, é fundamental tratar a relação com aqueles que já são clientes como um verdadeiro laço de amizade.

Mantenha contato frequentemente, dê atenção aos feedbacks, garanta ao cliente todos os benefícios e muito mais. Valorize-os!

Conclusão

Através deste post você aprendeu sobre os conceitos básicos de Growth Hacking, compreendendo assim que toda e qualquer empresa pode implementar seus processos, métodos e práticas para adquirir um crescimento grande e em curto espaço de tempo.

_

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot