X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Inbound Marketing

O crescente papel do marketing em empresas de SaaS

O crescente papel do marketing em empresas de SaaS

Cada vez mais empresas de SaaS veem dependendo de marketing para crescer. Aqui está o seu papel


Cada vez mais empresas de SaaS veem dependendo de marketing para crescer. Aqui está o seu papel

Como a sua empresa está se adaptando ao novo funil de marketing?

Como a sua empresa está se adaptando ao novo funil de marketing?

O papel da equipe de marketing dentro do SaaS tem se estendido desde simplesmente gerar a conscientizaçãoo e a criação do interesse, até mesmo orientar os clientes a se aprofundarem dentro do funil de vendas.

Em modelos tradicionais de mercado, as equipes de marketing preenchem a parte superior do funil.

Quando um potencial cliente entra na fase de apreciação da jornada do comprador, a equipe de marketing faz a transição do lead para o executivo de vendas, que educa o cliente desde a fase da consideração até a compra.

No novo modelo, o marketing pastoreia o cliente no momento da conscientização por meio de alguma porção de avaliação do produto.

Em produtos freemium, o marketing cuida do cliente durante a maior parte da fase de avaliação do produto, momento em que a equipe de vendas acaba fechando o negócio.

Em vendas pontuais de preços mais elevados, vendas pega o cliente depois que ele indica uma intenção de compra. Em ambos os casos, o marketing continua trazendo mais clientes através do funil.

Essa mudança tem 3 ramificações importantes para as startups SaaS. Em primeiro lugar, o âmbito das atividades de marketing ampliaram significativamente,

O mais sofisticado plano de marketing hoje considera pelo menos 9 disciplinas, que vão desde o marketing de conteúdo, recrutamento de evangelistas, o ciclo de vida do cliente, a análise de conversão e etc.

A sua empresa está pronta para as novas disciplinas do marketing?

A sua empresa está pronta para as novas disciplinas do marketing?

O marketing B2B se tornou radicalmente mais complexo.

Em segundo lugar, o orçamento de marketing vai precisa crescer para coincidir com essa responsabilidade de expansão. Em 2014, o Gartner previu que os diretores de marketing iriam controlar mais dinheiro do que os diretores de TI.

Os dados iniciais mostram que essa tendência estava exata.

Em terceiro lugar, a nova extensão das disciplinas do marketing exigem que a mentalidade em cada uma delas seja formada por adeptos.

É claro que muito poucos profissionais serão capazes de reivindicar o domínio em cada uma das disciplinas. Então, cabe a cada startup determinar qual das disciplinas é mais importante, dados os objetivos e o estágio do negócio.

Essas empresas acabam construindo negócios mais defensáveis, com movimentos rápidos e mais eficientes.

E bem gerenciadas, essas abordagens podem levar as startups a lugares excepcionalmente bem-sucedidos.

___

Este artigo foi adaptado do original, “The Expanding Role Of Marketing In SaaS Companies”, do Tomasz Tunguz.

Comente este artigo

Populares

Topo