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8 tipos de imagens que aumentam o impacto psicológico do seu conteúdo

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As imagens têm um impacto positivo na influência do seu conteúdo. Veja como usá-las corretamente


As imagens têm um impacto positivo na influência do seu conteúdo. Veja como usá-las corretamente

A importância do uso de imagens em blogs vai muito além de “boa aparência”.
Na verdade, é profundamente psicológico.

Por um lado, o seu cérebro funciona melhor processando recursos visuais do que texto. De fato, 90% da informação de que o cérebro recebe é visual e processa a informação 60 mil vezes mais rápido do que o texto.

E recursos visuais, quando complementam o seu texto, ajudam a sua mensagem se conectar: ​​40% das pessoas vão responder melhor a informação visual do que ao texto.

Agora que você já compreende que deve usar o apoio visual em seu conteúdo, aqui estão os 8 tipos que aumentam seu impacto.

#1. Banco de imagens

Há muito mais fotos além de caras de negócios em ternos andando ao longo de um gráfico de crescimento

Quando usado corretamente, o banco de fotos pode provocar emoções reais em seus leitores. Isso pode ser especialmente útil no início de seu post, onde você está tentando definir o cenário para a mensagem que você está prestes a entregar.

Onde conseguir essas fotos

O Flickr torna torna muito mais fácil a busca por imagens Creative Commons. Para uma lista exaustiva das fontes de imagens, veja o post do Buffer com mais de 53 fontes de imagens livres.

#2. Capturas de tela

Imagens são um grande exemplo de mostrar em vez de dizer.

Claro, você pode dizer a seus leitores sobre o e-mail que você tem. Ou, você pode mostrá-los e deixá-los ver por si mesmos, enquanto adiciona autenticidade, além de uma pausa visual em seu post.

Aqui está um exemplo de Ramit Sethi.

É claro que ele poderia simplesmente dizer “eu recebo alguns e-mails de pessoas loucas“. Mas isso não seria tão poderoso, interessante ou envolvente.

Capturas de telas ajudam a mostrar em vez de dizer.

Capturas de telas ajudam a mostrar em vez de dizer.

#3. Tabelas e gráficos

Dada a complexidade da maioria das estatísticas e relatórios, o uso de imagens é a melhor maneira de transmitir dados quantificados.

Especialmente se é algo que você quer fixar em seu leitor, porque nos lembramos de imagens muito mais do que lembramos de palavras.

Onde conseguir tabelas e gráficos

Se o gráfico que você deseja não existe nas ferramentas do seu aplicativo de análise de relatórios, você pode facilmente criar gráficos e tabelas usando planilhas no Google Drive.

Gráficos são ótimos para apontar tendências e revelar resultados.

Gráficos são ótimos para apontar tendências e revelar resultados.

#4. Fotos pessoais

Quando você está contando uma história pessoal, usando uma imagem, pode fazê-lo se conectar em um nível mais profundo.

As fotos podem fazer seus leitores se sentirem como se eles estivessem com você.

Como fazer fotos pessoais

Você vai ter que fazer isso com pessoalmente, é claro.

Uma coisa importante a notar, no entanto: não fique preso à qualidade da imagem nesse caso. Muitas vezes, uma foto do seu celular vai funcionar muito bem e, pode até mesmo adicionar autenticidade à história que você está tentando contar.

#5. Imagens de programas de TV ou filmes

Imagens da cultura pop travam conexões que seus leitores já têm com um filme ou programa de TV em particular, de modo que as emoções são muito mais fáceis de extrair.

Onde obter still frames TV/filmes

Talvez surpreendentemente, o Google Image Search é uma ótima fonte para isso. Por exemplo, digitar “dinheiro Breaking Bad” leva a centenas de grandes resultados.

Usar capturas de séries de TV são uma excelente oportunidade de contextualizar seu conteúdo.

Usar capturas de séries de TV são uma excelente oportunidade de contextualizar seu conteúdo.

#6. Infográficos

Especialmente útil para quebrar grandes mensagens, lições, pesquisa e descobertas, infográficos fazem grandes quantidades de dados serem facilmente entendidos.

Eles também podem ser – e muitas vezes são – um conteúdo compartilhável por si mesmo.

Neil Patel no Quick Sprout usa infográficos em muitas de suas mensagens. Note, por exemplo, esse sobre como calcular o ROI de campanhas de SEO, ele oferece um post valioso no blog e um infográfico autônomo valioso ao mesmo tempo.

Onde conseguir infográficos

O infogr.am é uma ferramenta web gratuita que permite criar infográficos de forma rápida e fácil. Se você não quer tomar a rota DIY – e está disposto a pagar – pode contratar um designer para esse trabalho.

Infográficos são uma maneira didática de transmitir conhecimento para seus leitores.

Infográficos são uma maneira didática de transmitir conhecimento para seus leitores.

#7. Arte customizada

Às vezes, as imagens que você deseja incluir em seu post não existem.

Felizmente, isso não é uma razão para não usá-las. O custo da encomenda da arte não tem que ser alta e, você não precisa ter um designer na equipe para criá-la.

O Buffer usa a arte personalizada, muitas vezes, como neste post, onde eles compartilham uma valiosa fórmula de título escrito, como podemos ver abaixo.

As imagens personalizadas são uma ótima alternativa para quando você não encontra alternativas para seu conteúdo.

As imagens personalizadas são uma ótima alternativa para quando você não encontra alternativas para seu conteúdo.

#8. História em quadrinhos

O riso é uma reação emocional poderosa para extrair de um leitor e os quadrinhos são uma ótima maneira de fazer isso.

Muitas vezes você pode encontrar artistas de quadrinhos desconhecidos interessantes em sua plataforma favorita de mídia social, e pode fazer um ótimo trabalho juntos.

Agora é a sua vez

A pesquisa é clara: as imagens são uma maneira super eficaz para fazer o seu blog ficar mais interessante, útil e valioso para os seus leitores.

E agora, eu espero que este blog tenha dado ideias de como incorporar imagens em seu conteúdo, e onde achar a fonte deles.

Se você não estiver usando imagens – ou não as usa em seu pleno potencial – experimente. Você pode se surpreender com o quão poderosa uma imagem pode ser.

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Este artigo foi adaptado do original, “The 8 Types of Images That Increase the Psychological Impact of Your Content”, do Copyblogger.

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