X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing de Conteúdo

Como tornar a criação de conteúdo mais fácil

Como tornar a criação de conteúdo mais fácil

Você tem dificuldades para criar e compartilhar seu próprio conteúdo? Aqui estão algumas dicas úteis para vencer o desafio


Você tem dificuldades para criar e compartilhar seu próprio conteúdo? Aqui estão algumas dicas úteis para vencer o desafio

Qual o segredo para fazer as pessoas produzirem e publicar conteúdo?

Qual o segredo para fazer as pessoas produzirem e publicar conteúdo?

O anonimato está surgindo como um grande negócio. O Secret é um aplicativo – por enquanto disponível apenas para iPhone – que permite as pessoas falarem anonimamente sobre o que quiser.

Talvez, o Secret esteja apenas nos seus 15 segundos de fama nos EUA, mas nos faz pensar que, o anonimato é uma poderosa inovação que reduz drasticamente o custo de criação do conteúdo.

Isso é importante porque a criação de conteúdo é o coração de qualquer empresa, seja ela uma startup ou um negócio já estabelecido.

Se for fácil criar o conteúdo atraente e, em seguida o for rapidamente compartilhado com outras redes, vamos impulsionar o crescimento viral.

O conteúdo fresco e relevante traz a maior parte do público primário de qualquer produto social. No entanto, a criação de conteúdo é algo extremamente difícil e, por isso, apenas 1% dos usuários fazem isso.

Nos últimos anos os produtos começaram a inovar tornando mais fácil criar conteúdo em conjunto. É por isso que fotos desaparecendo, vídeos de 6 segundos e, incialmente, 140 caracteres veem conquistando o mundo.

Mas, para resumir, aqui estão algumas das maneiras em que a criação de conteúdo está sendo facilitada.

#1. Curto

Isso reduz a competição e a sensação de que você tem que fazer algo muito grande, bem pensado e intenso.

Por exemplo, podemos citar o Twitter, com seus 140 caracteres que mudou a maneira de nos comunicarmos. Ou o Vine, o vídeo de 6 segundos em que as pessoas compartilham sobre diversas coisas.

#2. Efêmero

O conteúdo torna tudo descartável, como as fotos do Snapchat, que somem após 10 segundos.

Se você não pode salvá-la para ficar olhando mais tarde, então não tem problema se você enviar uma foto com cara feia, ou esquisita, de um selfie que deu errado.

#3. Mobile

O conteúdo hoje se aproveita de estarmos levando um monte de sensores conosco em todos os momentos.

O Foursquare torna fácil o compartilhamento de uma localização usando o GPS do telefone – algo que não teria sido fácil há 10 anos atrás. O compartilhamento de fotos explodiu vertiginosamente, agora que todos carregamos câmeras 24 horas por dia.

Nós somos mobile. E aplicativos que se beneficiam disso são amplamente utilizados.

Nós somos mobile. E aplicativos que se beneficiam disso são amplamente utilizados.

#4. Curadoria de conteúdo

A curadoria de conteúdo pode tornar o seu conteúdo grande, uma vez que você economiza tempo porque não tem que criar o seu próprio conteúdo e apenas compartilha um link.

#5. Conteúdo anônimo

O conteúdo anônimo pode ser a próxima grande coisa, porque torna mais fácil compartilhar o que você realmente pensa, sem se preocupar com o que as outras pessoas vão pensar de você.

A identidade real é muito fácil de ser autocensurada. O anonimato remove o desejo de autocensura, pelo menos para certos tipos de conteúdo.

Nós vamos descobrir que o anonimato, assim como as outras opções acima, é apenas uma escolha de design que tem suas próprias limitações e compensações. O poder da identidade real é que o seu conteúdo se torna uma extensão de si mesmo.

Então, enquanto o conteúdo for positivo – uma realização, ou uma fantasia de férias – é provável que você queira compartilhar publicamente com seu nome real.

Mas há também um mundo de conteúdo que não queremos revelar para os outros: as nossas inseguranças, opiniões autênticas (por vezes negativas), e assim por diante. E o anonimato é poderoso lá

Remodelando o compartilhamento de conteúdo

É impressionante ver que as pessoas continuam a reinventar os paradigmas sociais mesmo 10 anos após o Facebook ter sido lançado.

Muitas pessoas se perguntam, “por que o mundo precisa de outra rede social?”. Mas, na verdade, parece que veremos muitos novos produtos sociais de sucesso ao longo dos próximos anos.

Você está animado para saber no que as pessoas têm trabalhado?

___

Este artigo foi adaptado do original, “How to make content creation easy: short form, ephemeral, mobile, and now, anonymous”, do Andrew Chen.

Comente este artigo

Populares

Topo