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Escrevendo para o leitor online

Escrevendo para o leitor online

Adaptar seu estilo de escrita ao leitor online é muito importante. Entenda como fazer isso


Adaptar seu estilo de escrita ao leitor online é muito importante. Entenda como fazer isso

Qual o segredo da escrita online?

Qual o segredo da escrita online?

Nunca é fácil para as empresas escrever conteúdo em seus diversos formatos, como blogs, mídias sociais, e-books e outras publicações.

Antes de mergulharmos na escrita para o leitor online, vamos dar uma olhada em como ela é diferente da leitura impressa que estamos acostumados.

  • O conteúdo impresso é geralmente mais denso e promocional.
  • É caro publicar impressos.
  • É difícil controlar a forma como muitas pessoas leem fisicamente.
  • A audiência dos impressos já está interessada no conteúdo.

Esses pontos precisam ser reconhecidos e aceitos pelos profissionais de marketing. Livros, livretos e outros impressões têm uma vantagem, no entanto, porque as pessoas dificilmente os ignoram.

Por isso, o conteúdo precisa ser renovado se você quiser ganhar a atenção de seu público online.

Corresponda às expectativas

O leitor online é ocupado. Entre a navegação nos seus sites prediletos, mídias sociais e e-mails existem milhares de distrações no grande oceano online.

Vá para qualquer site de entretenimento e olhe para as manchetes. Você verá páginas repletas de títulos como “10 maneiras”, “3 grandes tendências”, “como fazer”, e etc.

Isso acontece porque as pessoas visitam esses sites e, se eles são entediantes, eles passam para o próximo conteúdo.

Por isso, escritores de sucesso online utilizam títulos, fontes, listas e bullets para chamar atenção das pessoas. Não é apenas tornar o conteúdo de fácil leitura, mas também criar mensagens em torno de modelos pré-construidos.

Além disso, o conteúdo online é pouco escrito, e inclui uma abundância de espaço em branco. Grandes blocos de parágrafos são algo péssimo para os artigos online, porque tona o conteúdo maçante.

Aqui estão outras 3 coisas que o leitor espera.

  1. Multimídia: quanto mais imagens, vídeos e infográficos melhor. Somos pessoas visuais – então não devemos amortecer o impacto desse tipo de conteúdo.
  2. Recursos: para notícias e artigos, inclua links internos e externos. Eles reafirmam a autoridade do tema e dá aos leitores fácil acesso para informações adicionais.
  3. Conclusão: leitores online querem artigos escritos de forma concisa que vai direto ao seu propósito. Mantenha-o curto e breve.

O formato pergunta e resposta

As pessoas usam a internet para encontrar informações. A única razão porque “googlar”é um termo, é porque as informações precisam ser encontradas.

Dito isso, os blogs, especialmente, as empresa, precisam se concentrar em escrever conteúdo que atenda à essas expectativas. Tudo começa com o título.

O título é o teaser e o carretel que puxa os leitores. Aprenda 9 maneiras de perder peso. Como posso construir uma casa na árvore em menos de 1 semana? Por que não transformar seu conteúdo em resposta para essas perguntas?

Prepare seu conteúdo para responder às perguntas dos leitores.

Prepare seu conteúdo para responder às perguntas dos leitores.

Estilo online

As pessoas raramente são atraídas por material escrito. É para 1 minuto para observar artigos, mensagens, o conteúdo do site e outros materiais são escritos por marcas chatas.

Para manter o leitor online após atraí-lo para o seu site através de um título atraente que responde a uma pergunta, precisamos escrever com estilo. Então aqui vai como fazer isso:

  • Fale diretamente com o leitor.
  • Injete humor, se for o caso, mas não espere que ele funcione.
  • Use histórias pessoais que são relevantes.
  • Diga ao leitor o que ele pode esperar em menos de 100 palavras.
  • Evite gírias e linguagem da moda.
  • Fuja de jargões técnicos.
  • Escreva casualmente.

O paradoxo do marketing

Felizmente, o conteúdo publicado online por parte das empresas estão fazendo todo o marketing  que precisam se você estiver respondendo as perguntas que as pessoas fazem.

A escrita online pode ser feita de todas as formas e tamanhos, uma vez que plataformas diferentes necessitam de diferentes tipos de escrita, com base nas expectativas do público.

Certifique-se de que o seu conteúdo é genuíno e autêntico, para que ele não acabe envenenando a sua marca.

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Este artigo foi adaptado do original, “Writing for the Online Reader”, do socialmedia today.

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