X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing de Conteúdo

O conteúdo é uma estratégia ou tática de marketing?

O conteúdo é uma estratégia ou tática de marketing?

Você enxerga o conteúdo produzido por sua empresa como uma ação estratégica ou tática? Aqui está sua resposta


Você enxerga o conteúdo produzido por sua empresa como uma ação estratégica ou tática? Aqui está sua resposta

Como a sua empresa distribui seu conteúdo?

Como a sua empresa distribui seu conteúdo?

Nos sentimos no direito de dizer que o conteúdo é uma estratégia de marketing, porque parece ter todas as respostas certas para os desafios da organização.

Questões como:

  • Como atrais os prospects certos?
  • Como vamos estabelecer como uma autoridade que pode cobrar preços e taxas premium?
  • Como podemos explicar nossa proposta de valor de forma relevante para o nosso mercado?

A resposta é: marketing de conteúdo.

Mas, temos problemas, entretanto, quando interrogamos o marketing de conteúdo de maneira direta:

  • Como o marketing de conteúdo constrói a confiança?
  • Como o marketing de conteúdo pode nos tornar relevante para nosso público-alvo?
  • Como devemos priorizar os investimentos em marketing de conteúdo?

Neste ponto, o marketing de conteúdo começa a fraquejar. As respostas à essas questões apontam para uma estratégia mais fundamental.

Neste ponto, parece que o marketing de conteúdo ainda carece de versatilidade de nível estratégico.

Marketing de conteúdo como uma tática de branding

Na ilustração abaixo, já mapeamos o que uma marca faz e como ela é comunicada ao público.

Essa é uma visão simplificada, mais ainda útil para identificar visualmente onde o marketing de conteúdo desempenha seu papel.

O branding é um conceito poderoso porque constrói o reconhecimento, a familiaridade, confiança e relevância do dia-a-dia. Ele concretamente incorpora o produto na vida do cliente.

No entanto, o branding tem sido sempre melhor na construção de reconhecimento, a familiaridade e, em alguns casos, a confiança.

O marketing de conteúdo se utiliza de ferramentas que permitem contar histórias ricas e entreter o público. Agora, o conteúdo cria experiências que conectam pessoas a produtos que vão em direção às necessidades do cliente de maneira específica.

Ao fazer blogs, podcastings, vídeos, e outros tipos de conteúdo multimídia, as marcas envolvem seus clientes em uma experiência 360º.

Mas o marketing de conteúdo é tão eficaz como a construção da sua marca. Conteúdo sem branding não tem o ingrediente emocional necessário para uma conexão relevante.

Então, se pensarmos estrategicamente, o marketing de conteúdo é uma tática poderosa de branding. Mas, ele não é apenas branding.

Qual é o significado do marketing de conteúdo?

Qual é o significado do marketing de conteúdo?

___

Este artigo foi adaptado do original, “Is Content Marketing A Strategy Or A Tactic”, do Pushing Social.

Comente este artigo

Populares

Topo