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Marketing Digital

5 dicas cientificamente comprovadas para mais conversões

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Está precisando usar o conteúdo para aumentar a sua taxa de conversão? Aqui estão algumas dicas que vão ajudar você


Está precisando usar o conteúdo para aumentar a sua taxa de conversão? Aqui estão algumas dicas que vão ajudar você

Graças a sites como Upworthy e Buffer, o mercado de marketing de conteúdo está experimentando de uma espécie de renascimento.

Não que o conteúdo não fosse importante antes, mas o copywriting vem ganhando importância no cenário do conteúdo. O sucesso não está em palavras chave e SEO, mas sim sobre entregar conteúdo útil, divertido e de qualidade.

Hoje, vamos falar sobre alguma maneiras cientificamente comprovadas de aumentar a taxa de conversão de seu site.

#1. Contar uma história vai repercutir com o seu público

Você provavelmente já ouviu várias vezes que contar uma história com seu conteúdo ou tática de marketing é a melhor maneira de atrair sua audiência. Quando alguém está lendo uma história, o centro de linguagem do cérebro se acende.

No entanto, o que é ainda mais interessante é que outras partes do cérebro também se tornam ativas, incluindo as áreas que se iluminavam quando o leitor experimenta algo.

O que isto significa é que, se alguém realmente está experimentando algo, ou lendo um relato detalhado do mesmo, seu cérebro reage da mesma maneira.

O storytelling realmente funciona, porque seu público é capaz de enquadrar o conteúdo em sua mente, criando uma experiência mais pessoal e emocional.

A Universidade de Phoenix usou essa estratégia ao criar seu documentário de curta metragem, A Career Outside of Football.

Nela, eles contaram a história do wide receiver da NFL Larry Fitzgerald que fala em primeira pessoa sobre sua vida e carreira.

Fitzgerald compartilha experiências pessoais sobre a batalha de sua mãe que está com câncer, o incentivo de seu pai para continuar o ensino superior e seus objetivos atuais para cursar uma graduação enquanto viajava e também cuidava de seu filho.

Através do storytelling de Fitzgerald, futuros estudantes (também conhecidos como seus clientes) são capazes de ver que a Universidade criou um ambiente amigável para os horários adultos – exatamente a mensagem do colégio quer retratar.

#2. Use o recurso de conformidade

As pessoas muitas vezes estarão conforme um padrão geral, especialmente se não tiverem a certeza sobre um resultado adequado ou decisão.

Você pode usar este desejo de conformar-se como um meio para aumentar as suas taxas de conversão. Um psicólogo chamado Solomon Asch provou isso durante um estudo em 1935 envolvendo 50 estudantes.

No estudo foi realizado um teste de visão. Para testar a conformidade, a equipe de psicologia fizeram 18 ensaios totais, 12 dos quais foram manipulados para que os participantes propositalmente dessem a resposta errada.

Uma pessoa desinformada seria colocada em uma sala com 7 outras pessoas, e depois daria a resposta.

Este estudo demonstrou que 75% dos participantes involuntários na verdade escolhiam se conformar e dar a resposta incorreta, pelo menos uma vez, apesar da resposta real ser óbvia.

No entanto, quando essa pressão era removida, os participantes só davam a resposta incorreta 1% das vezes.

Essa é uma diferença gritante e só mostra que a pressão coloca um certo tipo de conformidade sobre as pessoas.

Também significa que você pode usar isso para persuadir seu público-alvo. As organizações de todos os tipos podem usar uma estratégia baseada em conformidade para atender várias conversões.

Uma organização sem fins lucrativos de angariação de fundos, FirstGiving, usa uma estratégia de conformidade em sua homepage, onde listam vários clientes sem fins lucrativos e o dinheiro arrecadado de cada um.

O recurso de conformidade tem sido uma tática bem sucedida para eles, a organização recentemente, arrecadou 522 mil dólares para crianças conseguirem lidar com a morte da família.

#3. Engajamento social, depoimentos de clientes e clientes que oferecem credibilidade

Quase 63% dos consumidores mostram que estão mais propensos a fazer uma compra de uma marca ou site, se ele tiver comentários e classificações claramente visíveis.

Além disso, 70% dos americanos disseram que olham resenhas do produto antes de fazer uma compra. Isso serve como prova de que depoimentos de clientes e comentários oferecem credibilidade a uma marca, produto ou serviço.

Eles criam um sentido de confiança, especialmente quando o feedback é positivo. Nenhum feedback pode parecer de desonesto para clientes como um feedback pobre. A interação social, engajamento e blog também podem ser usados como comentários e depoimentos de clientes.

Simplesmente incentive seus clientes a partilharem seus comentários e experiências em uma plataforma.

#4. O medo de perder pode ser usado em sua vantagem

Muitos estudos têm mostrado que as pessoas têm uma aversão à sinistralidade entre 1,5 e 2,5. Resumindo, isso significa que as pessoas estão mais preocupadas com uma perda nos lucros que uma vantagem idêntica.

As pessoas se preocupam mais e trabalham mais para evitar perder algo ou para não faltar algo do que eles fazem para ganhar alguma coisa.

Os profissionais de marketing usam isso em sua vantagem o tempo todo em publicidade, mas comerciais de TV usam melhor. Deixe claro ao seu público e clientes que eles não querem perder a excelente oportunidade que estão oferecendo.

  • “Você realmente quer perder essa oportunidade?”
  • “Essa oferta só vai durar até… Aproveite enquanto você puder!”
  • “Antes de ir, esta é uma oferta única…”
  • “Negócio relâmpago, ele se dissolverá antes que você perceba….”

Essas são excelentes maneiras de mostrar o seu público e clientes que eles estarão perdendo algo especial.

O medo de perder faz com que as pessoas ajam rapidamente.

O medo de perder faz com que as pessoas ajam rapidamente.

#5. Exibir autoridade, experiência e conhecimento

Se as pessoas acreditam que você é um especialista ou uma autoridade em um assunto e oferece uma grande quantidade de conhecimento, eles podem ser facilmente persuadidos.

Robert Cialdini citou um estudo em seu livro, Influence: The Psychology of Persuasion que oferece um grande exemplo disso.

Durante o estudo, uma pessoa anônima deu instruções médicas incorretas para enfermeiros experientes por telefone. O problema era que a pessoa anônima fingiu ser um médico, sugerindo que tinha mais autoridade e conhecimento do que as enfermeiras.

Isto conduziu os enfermeiros a seguirem as ordens do doutor anônimo 95% das vezes, em vez de tomarem suas própria decisões. Essa tática pode ser usada de inúmeras de maneiras para otimização de conversão, a mais óbvia é através de uma redação.

Todos os escritores devem fornecer provas, exemplos e detalhes específicos a fim de gerar confiança com seu público.

Ao incorporar estes elementos aparentemente menores, o autor se mantem assertivo e bem informado sobre o tema e o conteúdo à mão.

Em outras palavras, as pessoas acreditam nas palavras quando você mostra a autoridade, a experiência e conhecimento. Se sua estratégia de conversão tem retornado com alguns resultados menores ultimamente, considere a implementação de algumas destas táticas para persuadir seus clientes a fazerem o clique final.

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Este artigo foi adaptado do original, “5 Scientifically-Proven Tips to Drive More Conversions”, do Convince&Convert.

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