X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing Digital

Legibilidade = retenção

Legibilidade = retenção

A legibilidade tem um papel muito importante no tempo que os leitores passam em seu site


A legibilidade tem um papel muito importante no tempo que os leitores passam em seu site

A legibilidade do seu site influencia o tempo que os leitores ficarão nele.

A legibilidade do seu site influencia o tempo que os leitores ficarão nele.

A legibilidade do conteúdo é um assunto pouco abordado no marketing, mas a leitura agradável do seu público no seu site é uma grande alavanca de retenção.

Os pontos de uma boa legibilidade

Font-family

Nas fontes básicas, escolha o tipo de letra com uma largura confortável, como Verdana ou Georgia, por exemplo.

Você também pode optar por um serviço externo que lhe permite ter acesso a inúmeras fontes, como o Typekit e o Google Fonts, que são os mais renomados do mercado.

Tamanho

O tamanho de suas fontes em seu site/blog não deve ficar abaixo de 10px para que o usuário tenha uma leitura confortável. De qualquer maneira, não hesite em ir para 16px ou 18px, isso diminui o esforço da vista para a leitura.

Isso facilita a leitura pelos usuários e torna o texto amigável.

Cor

Para a cor de fundo, é melhor manter o branco ou um off-white. A cor da fonte, preta ou cinza é a melhor escolha.

Line-height

A altura de uma linha é um valor muito importante no CSS, porque é a altura do espaço entre 2 linhas. É melhor dividir o texto, para que o usuário veja o espaço entre as linhas.

Além de mais confortável a leitura, o usuário não pula linhas. Por isso, espaçamentos próximos aos 30px são os mais recomendados.

A margem em branco

A margem em branco é um recurso muito pouco utilizado, mas no entanto, é certamente a chave para uma boa legibilidade, adicionando espaços em branco nas laterais do texto.

Espaços em torno de 200px irão ajudar o leitor a consumir o seu conteúdo de maneira mais agradável.

O comprimento do texto

Podemos pensar que um tamanho significativo de texto, que pode ajudar a leitura, mas isso não é verdade.

Nossos olhos se cansam demais com muito texto. E assim, não lemos o texto até o final. Assim, é melhor ficar entre 600px e 700px, para garantir uma leitura mais confortável.

Assegure-se de que o seu texto pode ser lido confortavelmente pelo leitor.

Assegure-se de que o seu texto pode ser lido confortavelmente pelo leitor.

Se as pessoas podem ler seu conteúdo, elas passam mais tempo em seu site

Deveria ser óbvio, mas não é. Se as pessoas podem ler facilmente o seu conteúdo, elas passam mais tempo lendo o que você escreve, porque elas leem até o final.

Agora, se o seu site não foi criado pensando na legibilidade, cada vez fica mais difícil fazer as pessoas lerem o que você escreve, por melhor que seja o conteúdo produzido por você.

A legibilidade não é apenas um quesito estético, mas também ergonômico que vai transformar o seu site mais agradável e, com isso as pessoas vão se sentir mais confortáveis ao consumir o seu conteúdo.

Agrade seus leitores usando fontes mais amigáveis às suas vistas, distâncias entre parágrafos, tamanhos de fontes e cores que tornem o seu conteúdo fácil de ser consumido.

Dessa maneira, os usuários vão passar mais tempo no seu site e, a consequência é que você poderá retê-los e convertê-los de maneira mais natural.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Lisibilité=Rétention”, do Growth Hacking.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot