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O Guia Fundamental de SEO para Empreendedores
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O Guia Fundamental de SEO para Empreendedores 

Este é o seu manual de sobrevivência para o SEO.


O mundo do SEO (Search Engine Optimization – otimização de sites) é selvagem, confuso, rápido e complicado.

E mesmo que o SEO tenha feito grandes avanços, muitos empreendedores ainda se perguntam sobre o que exatamente ele é, como funciona, o que mudou, e, mais importante, como fazer com que os seu negócios sejam viáveis e rentáveis em 2016.

Eu estruturei este artigo na forma de seis perguntas que os empreendedores fazem com frequência sobre SEO.

Este aqui é o seu manual de sobrevivência para o SEO.

O quão importante é o SEO hoje em dia?

Em poucas palavras: É ainda muito importante. É preciso lhe dedicar tempo e atenção, mas não deixe que o SEO absorva toda a sua abordagem do marketing digital.

O SEO é apenas um dos componentes do marketing digital. Esta é uma área muito ampla.

Eis porque o marketing digital é tão amplo. Eu o defino como “qualquer forma de marketing de produtos e serviços que envolva um meio eletrônico. ”

No mundo de hoje, que é movido pelo meio digital, essa definição engloba pelo menos sete categorias:

  1. Otimização de ferramenta de pesquisa.
  2. Marketing de ferramenta de pesquisa.
  3. Marketing de conteúdo.
  4. Marketing de redes sociais.
  5. Publicidade de Custo Por Clique.
  6. Marketing de afiliados.
  7. Marketing por e-mail.

Existem, claro, muitas outras formas de subdividir o universo do marketing digital.

A questão é: o SEO é apenas uma parte de uma grande variedade de métodos digitais. O SEO é um dos componentes de algo maior.

Quais são os maiores erros que os empreendedores cometem em relação ao SEO?

Em poucas palavras: Pensar que o SEO não é importante e que as questões ligadas a ele podem ser solucionados de forma simples.

Existem dois grandes erros, em extremos opostos. Por um lado temos aqueles que acham que o SEO não é importante, por outro existem aquelas pessoas que pensam que ele é a única coisa que importa.

Grande erro número 1: Muitos empreendedores ignoram o SEO.

Esses empreendedores entendem de marketing digital. Em suas cabeças, eles pensam que o SEO evoluiu ao ponto em que ele basicamente se autogerencia.

Esse é um erro perigoso. Ignorar o SEO é deixar o seu site aberto para os perigos da falta de otimização e uma estratégia digital falha.

Grande erro número 2: Muitos empreendedores pensam que o SEO é uma arma secreta que vai solucionar todos os seus problemas de crescimento, fazer com que sua página apareça, instantaneamente, em primeiro lugar nas buscas, dar uma visibilidade enorme para o seu site e fazer com que você domine o mercado.

Essas pessoas confiam exageradamente nas capacidades do SEO. Na maioria das vezes, esse erro nasce do desconhecimento de como o SEO se modificou ao longo dos anos.

Houve uma época em que isso era verdade. O SEO era a arma secreta que poderia catapultar o seu negócio para o topo das pesquisas, fazendo com que você dominasse o seu nicho de mercado.

Tudo o que um empreendedor precisava fazer naquela época era entregar o acesso do seu site para um profissional do SEO e, pronto, a mágica estava feita!

Qual a principal coisa que eu preciso saber sobre SEO?

Em poucas palavras: Tenha um site otimizado para o usuário e comece a produzir muito conteúdo de alta qualidade.

A essência do SEO é a experiência do usuário. Isso talvez surpreenda algumas pessoas que pensam que o SEO é uma mistura de estratégias técnicas, atalhos secretos e alguns backlinks bem colocados.

O SEO inclui essas estratégias, mas, em sua essência, ele se caracteriza pela entrega de uma experiência otimizada para o usuário.

Se alguém deseja “otimizar o seu site”, eu imediatamente recomendo faça essa otimização para o usuário. Ou seja, você deve olhar para o SEO como uma forma de experiência do usuário.

E o que é a experiência do usuário? Basicamente, é a interação geral de um usuário com uma interface digital.

No contexto da internet, essa definição de experiência do usuário inclui coisas como o conteúdo, a informação, a interface, as funções e até as cores e o layout.

Se existe uma coisa que você precisa saber sobre o SEO é isto: faça um site realmente muito bom para o seu usuário. Faça com que ele seja bonito, funcione bem e que entregue todo o valor e acessibilidade de que o seu usuário precisa.

Qual é a coisa mais importante que eu deveria estar fazendo para melhorar o SEO do meu site?

Em poucas palavras: Produza conteúdo de alta qualidade.

Existem muitas coisas que você poderia estar fazendo. Mas existem apenas algumas poucas horas disponíveis por dia, uma quantidade limitada de dinheiro no orçamento e coisas que você quer fazer ou pesquisar por conta própria.

No que você deve focar?

Aqui é onde eu vou te empurrar para o marketing de conteúdo.

Não apenas o SEO se sobrepõe à experiência de usuário de forma importante, mas ele também coincide de modo relevante com o marketing de conteúdo. Alguns SEOs, na verdade, não enxergam qualquer diferença entre o SEO e o marketing de conteúdo. Para eles, o SEO é o marketing de conteúdo.

Quais são algumas das maiores mudanças no SEO?

Em poucas palavras: A primazia da interface mobile e a importância do marketing de conteúdo de alta qualidade.

Um grande desafio que os empreendedores enfrentam é a falta de informação sobre como o SEO tem mudado e o que isso significa para eles e os seus negócios.

Alguns empreendedores sabem das mudanças de algoritmo que fizeram naufragar negócios, jogaram alguns sites para escanteio e surpreenderam alguns webmasters com uma queda no tráfego.

O que está acontecendo? Existe ainda o risco de ser atingido por uma penalidade das ferramentas de busca?

O que eu realmente quero te dizer é não se preocupe com isso, você está OK, vai ficar tudo bem, relaxe.

Mas eu apenas posso dizer isso se você não estiver fazendo uso das velhas táticas de link wheels (conjunto de sites  semelhantes ligados um ao outro de forma circular), keyword stuffing (literalmente, encher o seu texto com palavras-chave) e o uso indiscriminado de link building (construção de um conjunto de links externos que apontam para determinado site).

Não jogue sujo – não utilize as técnicas que os SEOs chamam de “black hat SEO” – e você ficará bem.

Nós estamos na era da primeira otimização do mobile. As redes sociais são movidas pelo uso das interfaces móbile. As compras online são uma atividade mobile. Portanto, o profissional do SEO deve ter em mente a importância atual do mobile.

A segunda grande mudança é o ângulo do marketing de conteúdo. O SEO foi quase engolido pelo marketing de conteúdo.

Já faz muito tempo que Bill Gates escreveu que “o conteúdo é o rei” e pouca coisa mudou desde então.

No mundo do SEO, essa declaração se aplica corretamente. O Conteúdo é o rei, e você não terá uma estratégia de SEO bem sucedida a menos que você esteja focado em criar e melhorar o seu conteúdo.

Devo contratar um profissional de SEO?

Em poucas palavras: depende.

Talvez você esteja pensando “Mas será que eu preciso mesmo contratar um profissional de SEO para o meu negócio?”

Se você já possui profissionais especializados de marketing digital na sua equipe, talvez eles sejam capazes de te apontar na direção certa nas questões de marketing digital. Se você é um empreendedor individual com pouco tempo para gastar com marketing e SEO, talvez valesse a pena contratar um consultor de SEO ou uma agência para fazer uma auditoria completa das suas necessidades e/ou uma otimização.

Muitas agências digitais excelentes escolheram não contratar um especialista em otimização de sites.

Eles se asseguram de possuir uma boa estrutura de base, nos aspectos técnicos, de SEO. E então focam os seus esforços em criar um conteúdo de alta qualidade.

Isso funciona.

Se você contratar um profissional de SEO, assegure-se de que ele faça algo além de simplesmente otimizar os seus robots.txts e as suas tags de título. Eles devem ser capazes de agregar valor na sua estratégia de SEO (pesquisa de palavras-chave/foco), estratégia de marketing de conteúdo e métodos e processos de otimização externa.

 Conclusão

Os empreendedores ainda não podem ignorar o SEO. Ele é importante para a saúde e o sucesso do seu negócio.

A despeito do seu vasto campo e de sua complexidade, é possível lidar com o SEO. Apesar de possuir alguns aspectos técnicos, ele está muito mais fácil de ser controlado do que era há alguns anos.

A partir do momento em que você compreende em qual patamar o SEO se encontra nos dias de hoje e aquilo que você precisa fazer, o seu negócio vai começar a decolar.

Você é um empreendedor? Qual é a sua experiência com o SEO – o que é importante saber, e sobre o que você precisa se preocupar?

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