X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

fracasso de startup
Startups

12 Maneiras de evitar erros na sua startup

Todo empreendedor tem cometido erros, está cometendo erros e cometerá erros.


Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Se você quiser iniciar uma animada discussão entre um grupo de empreendedores, tudo o que você precisa fazer é um simples pedido:

“Conte-me sobre seus erros”.

Todo empreendedor tem cometido erros, está cometendo erros e cometerá erros.

Erros e empreendedorismo andam juntos. Mas felizmente, alguns erros podem ser evitados. Aqui estão algumas maneiras de evitar erros estúpidos.

Tenha um conselheiro que já fez isso antes.

Sua habilidade mais valiosa não é sua ideia de matador ou software inovador. Sua habilidade mais valiosa é um conselheiro ou um grupo de conselheiros que podem te dizer o que fazer ou o que não fazer.

Conselheiros tem uma perspectiva na vida de startup que vai te livrar de cometer milhares de erros.

Quando possível, use sistemas, não pessoas, para realizar tarefas.

Sistemas são mais fáceis de manusear do que pessoas. É fácil tomar decisões de contratação rápidas e absurdas. Em vez de contratar uma pessoa para cumprir uma tarefa simples, use um software ou uma ferramenta que possa fazer o mesmo.

Junte dinheiro com cuidado.

Muitos empreendedores pensam que a única maneira de começar um negócio é juntando dinheiro através de um financiamento tradicional.

Juntar dinheiro é um trabalho integral. Leva insensibilidade a críticas e persistência. Não deixe isto te desencorajar, mas tenha um tempo para considerar se você precisa de financiamento ou não. Se sim, então determine o tempo ideal para procurar financiamento.

É um erro precipitar um financiamento sem contar os custos.

Crie um plano de negócio sólido.

Sua startup vai rapidamente ir ao caos a não ser que você tenha um plano de negócio forte. Seu plano de negócio será como um mapa, te mantendo no curso e protegendo sua startup do desastre. Dê ao seu plano o tempo e a atenção que merece.

Peça ajuda jurídica.

Uma das coisas mais prejudiciais que pode acontecer com sua startup é se envolver em batalhas jurídicas. Eu aprendi da maneira difícil que ações judiciais – mesmo se você for completamente inocente – são demoradas e caras. Quanto mais cedo possível, encontre um especialista jurídico e pague as taxas que forem necessárias para manter seu negócio, habilidades, ideias e organização em conformidade legal.

Fique longe da negatividade.

Empreendedores devem ficar longe de influências negativas. Que tipo de influência negativa? Você descobrirá pessoas que querem que você fracasse e vão te criticar.

Você não pode tirar todo mundo da sua vida, mas você pode escolher ignorar estas forças negativas. Às vezes, tudo o que é preciso é um pedido educado: “Eu estou indo atrás de algo que é importante para mim e eu peço para que não façam comentários depreciativos sobre isso. Obrigado”.

Teste o mercado, mas não teste demais.

Testar o mercado é sempre uma boa ideia. Entretanto, não gaste muito tempo e dinheiro testando sua ideia de negócio. Por mais que pareça seguro, lance o negócio, crie um produto. Basicamente, tenha atitude.

Eu tenho visto startups gastando milhares de dólares em pesquisa de mercado e viabilidade de produto. Então, no meio do momento uma outra roda de pesquisa de mercado, alguma outra startup sai com um produto similar. A empresa lenta e estável fracassa em criar rápido o bastante e foi tirada do mercado por uma startup que se apressou.

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Não poupe as ferramentas certas.

Você ficará surpreso com o número de coisas que você precisa comprar quando começar um negócio. Eu não estou falando só de grampeadores e notas de lembrete. Eu estou falando de sistemas, servidores, automação de e-mail, marketing de software como serviço, assinaturas, softwares e outras ferramentas.

Isso pode ser muito caro. É dinheiro desperdiçado? Não completamente. Comprar as analíticas certas e ferramentas de SEO, por exemplo, te impede de economizar milhares de dólares, mas pode fazer você ganhar milhares de dólares também.

Não compre um escritório até que você esteja pronto.

Escritórios são superestimados. Você provavelmente não precisa de um. Com um computador e WiFi, muitas startups e seus times estão no negócio.

Um escritório requer um arrendamento, um contrato, móveis, decoração etc. Você corre o risco de gastar mais tempo e esforço no seu espaço do que necessário.

Repensar a “necessidade” de um escritório pode te livrar de dores de cabeças.

Não contrate pessoas caras.

Se alguém é realmente caro para contratar, não significa que é bom. Significa que é caro. Só isso.

Porque alguém seria caro para contratar? Uma razão comum é que ele pode estar protegendo suas apostas contra o fracasso da startup. Se ele pensa que a startup pode falhar, então ele vai negociar.

Seja centrado.

“Ser centrado” é fazer um negócio maciço mudar em um pequeno espaço de tempo. Como maciço? Deslocando seu mercado. Mudando seu produto. Reinventando sua abordagem.

Quase toda startup tem que ser centrada se ela quiser suceder. Esteja à procura desses momentos críticos.

Falhe rápido.

Vamos encarar isso. Sua startup pode falhar.

E está tudo bem. É melhor falhar rápido do que seu sonho ter uma morte lenta e dolorosa. Falhe rápido, falhe adiante e deixe passar.

A melhor coisa que você pode fazer para seu sucesso empresarial é superar a falha e seguir em frente.

Conclusão

Não importa o que, você vai cometer erros. Você pode ter todos os conselhos do mundo, ler todos os artigos da Forbes e estudar quantas startups você quiser, mas você nunca vai evitar os erros.

Erros são geralmente os melhores professores. Em vez de tentar evitá-los todo o tempo, seja ansioso para o risco e pronto para aprender.

Um erro feito é mil erros prevenidos, então vá em frente e cometa alguns.

Quais erros você tem cometido em sua startup?

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert
Comente este artigo

Populares

Topo