X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

CB
Startups

7 Características Para Se Procurar No Co-fundador De Uma Startup

Escolher um co-fundador é como escolher com quem você irá se casar. O futuro do seu sucesso, da sua alegria e prosperidade dependem da pessoa que você escolhe para o cargo.


Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Muitas vezes, o seu co-fundador vai apresentar-se naturalmente no dia a dia do trabalho. Outras vezes, você vai ter que procurar muito para encontrar a pessoa certa. Aqui estão as características que eu considero serem importantes em um co-fundador .

1. Habilidades que Complementem as Suas

Você não quer que o seu co-fundador seja uma réplica de você mesmo. Embora possa ser tentador ter alguém para se empolgar e se aprofundar em assuntos de interesse comum, você quer alguém que tenha um conjunto de habilidades diferentes das suas.

Olhe para o futuro do negócio quando você for considerar as habilidades complementares. Se, por exemplo, você antevê a venda de um produto para a comunidade latina, você deve identificar alguém com a habilidade de falar espanhol ou que tenha experiência num mercado de língua espanhola. Se você sabe que precisará de financiamento, encontre alguém que possa falar de forma eloquente e persuadir de modo eficiente.

Um modelo que existe para a escolha do co-fundador é aquele do “um constrói, um vende”. Por exemplo, se ambos amam os produtos da Apple, gostam da vida ao ar livre e preferem IPAs, tudo bem. Gostos similares são a base da camaradagem. Mas quando a questão é o trabalho que vocês estão executando em conjunto, é melhor ter um conjunto diverso de habilidades do que uma concentração delas.

2. Alinhamento de Visão e de Valores

Visão e valores mútuos são coisas difíceis de se identificar, mas são cruciais para a compatibilidade. Antes que você se comprometa com uma parceria, assegure-se de que você e o seu potencial parceiro estão de acordo no que concerne à visão do que será a empresa e os valores que vocês partilham.

Muito provavelmente, o seu co-fundador será uma pessoa com quem você já conviveu. Por meio dessa convivência “motivações verdadeiras são reveladas, não declaradas”. Em outras palavras, vocês conhecem um ao outro de uma forma não apenas superficial.

Você e o seu co-fundador devem ambos desejar a mesma coisa. Seja o seu desejo um dia vender o negócio, se tornar rico e famoso, ou colonizar Marte, vocês precisam possuir o mesmo objetivo.

É fácil deixar que a paixão pela startup obscureça a diferença de valores. Se ambos estão empolgados, então tudo bem, certo? Não exatamente. Abaixo do que está na superfície, procure por uma compatibilidade de valores (aquilo que você considera importante) e de visão (os seus objetivos).

3. Ânsia de Aprender

Um bom co-fundador não é aquele que sabe tudo sobre a vida. Claro, você vai querer ao seu lado alguém com certa experiência. A experiência é uma excelente professora. Mas as pessoas mais bem talhadas para a vida de uma startup são aquelas que desejam aprender mais.

Em qualquer startup, você irá aprender. Muito. Quanto mais você aprender, mais você vai crescer – pessoalmente e no seu negócio.

4. Energia

As startups não são para os fracos de coração, aqueles com pouca vontade ou de ritmo lento. Crescimento consome energia. Articulações consomem energia. Escaladas consomem energia. Sobrevivência consome energia.

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Localize alguém que possua a energia física e mental para atravessar os tempos difíceis, suportar os tempos de estagnação e crescer a qualquer momento.

5. Inteligência Emocional

Inteligência emocional ou EI (Emotional Intelligence) “é a habilidade de identificar e gerenciar as suas próprias emoções e as emoções de outros”.

O sucesso na vida em geral se constrói em cima da habilidade de gerenciar as próprias emoções de forma eficaz. No ambiente duro e competitivo de uma startup, a EI é especialmente crucial. É verdade que pessoas emocionalmente instáveispodem se tornar líderes bem-sucedidos de negócios, mas eles geralmente não obtém sucesso em parceria com um co-fundador.

A vida de uma startup lhe dá motivos de sobra para perder a calma, xingar as pessoas, se descontrolar ou se dobrar numa pilha de nervos, choramingando. Mas o sucesso numa startup demanda que você se controle, permaneça calmo e siga em frente.

Se o seu co-fundador em vista possui uma inteligência emocional entre as suas qualidades, considere isso uma grande vantagem.

6. Flexibilidade

A vida numa startup nunca é entediante. É possível que você contrate um funcionário pela manhã, apresente o seu negócio para investidores pela tarde e vá jogar o lixo fora ao fim do dia.

Os fundadores de uma empresa devem ser os mestres da flexibilidade, possuindo a habilidade de fazer quase qualquer coisa a quase qualquer hora. Se você puder encontrar alguém apaixonado por essa abordagem múltipla da vida, você encontrou alguém com a verdadeira tenacidade de um co-fundador.

7. Honestidade Completa e Transparência

Quando você está fundando uma empresa, existem muitas formas de desviar fundos, sumir com grandes somas de dinheiro ou simplesmente fazer coisas completamente sórdidas e ilegais.

Por isso ser verdade, é importante encontrar alguém que é honesto. Seja direto sobre o que você espera e deseja num co-fundador, e insista em 100% de honestidade a toda hora.

Conclusão

Você provavelmente não será capaz de encontrar um co-fundador perfeito. Isso não existe, assim como não existem pessoas perfeitas.

Você talvez acabe por escolher um completo fracasso. Não se preocupe. A vida não acaba após a sua primeira empresa ou após o seu primeiro co-fundador. Mantenha a cabeça erguida, escolha outro co-fundador e comece outra empresa.

Qual é a sua experiência no que concerne à escolha de um co-fundador?

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert
Comente este artigo

Populares

Topo