X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

excelencia
Liderança

5 Passos fundamentais para você conquistar a excelência no seu negócio

A aquisição da excelência é difícil, mas não impossível


Quem de nós não gosta de ser tratado com excelência, quando vai adquirir um produto, solicitar um serviço, e receber, de fato, exatamente o que estava precisando? Se você já recebeu um tratamento excelente em alguma empresa, com certeza ficou muito grato por isso. E isso nos ajuda a compreender – de uma maneira bem simples –, como a satisfação é fundamental para se gerenciar um bom negócio. E atender o cliente com sincera competência e abnegação não é nenhum favor, é um dever moral e uma obrigação profissional de cada um de nós.   

Antes de mais nada, é fundamental que possamos compreender que excelência não tem absolutamente relação nenhuma com perfeição. Excelência é buscar atender alguém – ou solucionar um problema – da melhor forma possível, obedecendo a um elevado grau de competência e dedicação, em todas as etapas do processo. Perfeição é executar um trabalho sem erros ou equívocos, e por mais que tentemos fazer isso, é impossível evitarmos completamente falhas ou deficiências ocasionais. A perfeição, por sua vez, pode nos levar inadvertidamente ao perfeccionismo, que, além de nos conduzir a uma neurose contraproducente, nos deixará completamente frustrados, e nos fará desperdiçar muito tempo com detalhes de pouca relevância. Portanto, esqueça a perfeição. Concentre-se em dedicação, empenho e atenção. O resto é história.

1º – A perspectiva do cliente

Muitos negócios dão errado e muitos projetos ou trabalhos deixam de ser executados de forma satisfatória porque a empresa encarregada não se preocupou em compreender, de fato, do que o cliente realmente necessitava. A partir de informações superficiais – ou erroneamente pressupondo saber o que o cliente queria – realizou-se um trabalho, que não atendeu às expectativas. E por que não atendeu as expectativas? Porque a parte mais importante na fase inicial do trabalho – compreender, da perspectiva do cliente, o que ele realmente necessitava – não foi realizada adequadamente.  

A parte inicial é crucial na questão do entendimento. Nesta etapa, devemos ouvir mais do que falar. Perguntar, quando tivermos dúvidas, e não deixar lacunas sobre quaisquer questões. Perguntar, perguntar e perguntar, e adquirirmos a certeza absoluta de que estamos vislumbrando o problema pela sua perspectiva. Esta é uma parte fundamental do processo.

2º – Solucionar problemas

No mercado de trabalho, todos somos – em maior ou menor grau – solucionadores de problemas, ao menos dentro da nossa área de expertise. Portanto, crie este hábito: o de enxergar a si próprio como um solucionador de problemas. Todo o cliente chegará até você com um determinado problema, e ele confiará a você a implementação da solução. Evidentemente, não devemos implantar qualquer solução – no caso de existirem várias opções disponíveis –, mas a que melhor atende às necessidades específicas do cliente, nos assegurando de que a solução escolhida é, de fato, a melhor e a mais adequada para a situação em questão.

3º – Antecipar problemas

Sempre que possível, devemos antecipar os problemas que poderão surgir, em uma determinada ocorrência, oferecendo para o cliente a solução mais eficaz para o seu caso. Por exemplo, é totalmente correto que um bom mecânico, depois de resolver o problema no motor do carro de um cliente, ofereça serviços de geometria e balanceamento, especialmente se ele detectar anomalias veiculares. No entanto, isto não deve ser feito exclusivamente para se obter uma renda extra, e arrancar mais dinheiro do cliente. É uma obrigação moral de todo profissional competente antecipar problemas, e oferecer soluções plausíveis para as questões detectadas, comunicando as possíveis consequências, no caso do problema não ser reparado.

4º – Permitir que o cliente participe do processo e dê sugestões

Todo o cliente deve ser tratado com a devida importância, e deve sentir-se valorizado. Evidentemente, ele deve ser integrado ao processo de execução do trabalho – sempre que possível – e sua opinião deve ser levada em consideração, mesmo que ele não tenha um profundo entendimento à respeito do assunto. De uma forma ou de outra, temos a obrigação de lhe fornecer todos os esclarecimentos necessários sempre que ele tiver alguma dúvida, e fazê-lo sentir-se seguro: não apenas enxergamos as coisas pela sua perspectiva, mas compreendemos o seu ponto de vista, e estamos buscando a solução que ele espera para o problema.

5º – Fazer um excelente serviço de pós-venda

Infelizmente, muitas empresas, hoje em dia, ainda deixam a desejar na questão do pós-venda. Entregam ao cliente o produto final, e simplesmente não ligam um ou dois dias depois para receber um feedback adequado, sentir o grau de satisfação do cliente e tentar alinhar o próximo trabalho. E então acabam perdendo oportunidades fantásticas de construir laços profissionais duradouros, que podem ser um diferencial e tanto no mercado.

Não esqueça desta parte. Ela é muito importante. Além do cliente sentir que você se preocupa com ele, estará evidenciando uma qualidade que poucas empresas hoje em dia demonstram: profissionalismo em seu grau máximo. Procure ser caprichoso e eficiente, coloque-se no lugar do cliente! Você mostrará que o dinheiro não é a força motriz do seu negócio, mas o seu desejo de oferecer um serviço de elevada qualidade, que faz a diferença na vida das pessoas. Não podemos simplesmente vender produtos ou serviços. Milhares de pessoas já fazem isso. Devemos oferecer soluções. O diferencial está na forma como tratamos as pequenas e grandes coisas. O mundo inteiro está saturado de mesmice. Se não for para ser diferente, qual é o propósito de produzir, criar ou existir?

Pense grande até mesmo nas coisas pequenas. Seus clientes lembrarão de você. Em um mundo onde a competitividade fica cada dia mais acirrada, elementos diferenciais – aliados a uma qualidade sempre crescente – são fundamentais para se manter em evidência. Lembre-se: se você não o fizer, outros o farão!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot