X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Música

# 40 anos de ‘Stairway To Heaven’

Led Zeppelin

Fique antenado. 40 anos de ‘Stairway To Heaven’.
O clássico da banda Led Zeppelin, canção de rock top nas rádios, ainda é citada como uma das melhores do rock. Confira aqui no Jornal do Empreendedor.


Led Zeppelin e

Fique antenado.

 40 anos de “Stairway to Heaven” – Uma escada para o céu da música.

“Stairway to Heaven” não é a maior canção de rock dos anos 1970, é o maior feitiço da década de 1970.

O clássico da banda Led Zeppelin, canção de rock top nas rádios, ainda é citada como uma das melhores do rock.

Composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant está listada na lista das melhores músicas da história da revista Rolling Stone, “100 melhores canções de rock”  e melhor solo de guitarra de todos os tempos pela Guitar World.

Apesar de ter 8 minutos, quebrou todos os recordes quando foi lançada. Nenhuma rádio tocava músicas grandes assim, exceção feita aos Beatles em 1968, com Hey Jude.

“É difícil de acreditar que alguém soubesse que essa música iria se tornar a mais popular música de Rock de todos os tempos. Afinal, ela tem oito minutos de duração e nunca foi lançada como single. ‘Hey Jude’ era mais curta, foi lançada em disco de 45 rotações e tinha os benefícios de possuir palavras compreensíveis e um refrão cativante. Mas ‘Hey Jude’ não é a música mais pedida de todos os tempos nas estações de rock em FM. Ninguém nem mesmo usou ‘Hey Jude’ como tema promocional ou tocou a música em casamentos e funerais, como aconteceu com ‘Stairway’. Mas ‘Stairway’ não conseguiria fazer sucesso hoje. Nos idos de 1971, os DJs das FMs tinham orgulho de explorarem os álbuns ao máximo para descobrir músicas diferentes e ‘cult’. Com sua enorme duração, mudanças bruscas e letra ‘cabeça’, o hino quase-medieval era a escolha perfeita. E continua sendo favorita entre ouvintes que são mais jovens do que a própria música; ouvintes que, em alguns casos, foram provavelmente concebidos enquanto a música tocava alto em alto-falantes de carros”.

A gravação de “Stairway to Heaven” começou a ser desenvolvida em dezembro de 1970 em Londres e lançado em 8 de novembro de 1971.

A letra da música veio em um dia, em que o Robert Plant estava jantando, e a letra simplesmente veio em sua cabeça. Ele interrompeu seu jantar para escrevê-la.

Page sempre carregava um gravador de fita cassete, e a idéia para “Stairway” veio de partes da música gravada na fita.

A principal melodia de guitarra é similar ao da canção “Taurus” da banda Spirit, cujos integrantes eram conhecidos do Led Zeppelin no começo de sua carreira.

“Stairway to Heaven” foi executada em quase todos os concertos, somente sendo omitida em raras ocasiões, quando os shows eram interrompidos por toques de recolher ou problemas técnicos.

A última apresentação da banda tocando a música foi em Berlim em 7 de julho de 1980, que também foi seu último show por 27 anos; a versão também foi uma das mais longas, com duração de quase quinze minutos.

Stairway to Heaven (live)

 

* Visite o site oficial:

http://www.ledzeppelin.com/

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot