Entenda como a cor do seu logotipo infuencia a percepção de seus clientes
Quando se trata de identificar a sua marca, o seu logotipo é, provavelmente, a primeira coisa que seus clientes veem.
Enquanto a narrativa e a mensagem por trás do logotipo precisa ser uma preocupação, a pesquisa sugere que o design do seu logotipo – principalmente as cores – têm grande relação com a opinião de seus clientes sobre você.
O neurocientista Bevil Conway, que tem centrado sua investigação recente quase inteiramente na máquina neural por trás das cores, acredita que a ciência por trás do processamento de cores pode ser muito poderosa.
As implicações do efeito da cor sobre as emoções das pessoas são de longo alcance, e compreender as conexões de seus clientes para determinadas cores pode aumentar a eficácia dos métodos da sua empresa.
Segundo a pesquisa, as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um produto em menos de 90 segundos de visualização, e a maioria dessas pessoas baseiam essa avaliação pela cor.
Na verdade, quase 85% dos consumidores citam a cor como a principal razão de comprar um determinado produto, e 80% das pessoas acreditam que o reconhecimento da marca aumenta com a cor.
Veja o que a sua cor pode dizer a seus clientes.
Vermelho
O vermelho é a frequência associada com o calor do sol e o fogo e é considerado uma cor de alta excitação, muitas vezes estimulando as pessoas a assumirem riscos.
Também foi mostrado para estimular os sentidos e elevar a pressão artéria, e pode despertar sentimentos de poder, energia, paixão, amor, agressão ou perigo.
Amarelo
O amarelo é frequentemente associado com o calor do sol e fogo, e é considerado uma cor de alta excitação. Ele pode estimular sentimentos de otimismo e esperança, ou covardia e traição.
Azul
O azul é associado com o frescor do mar e do céu. É muito útil para acalmar os sentidos e a pressão arterial. Ele pode estimular sentimentos de confiança, segurança, ordem e limpeza.
Laranja
Laranja é frequentemente associada com o calor do sol e fogo, e é considerada uma cor de alta excitação.
Pode estimular sentimentos de energia, equilíbrio e calor.
Verde
O verde é associado, com frequência, ao frescor das folhas. As pessoas costumam associá-la com a natureza, saúde, boa sorte e inveja.
Roxo
Roxo é geralmente considerada uma cor de baixa excitação. Ele pode estimular sentimentos de espiritualidade, mistério, realeza ou arrogância.
___
Este artigo foi adaptado do original, “What Your Logo’s Color Says About Your Company (Infographic)”, da FastCompany.