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Aberto para Negócios

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Uma das matérias mais importantes do livro lançado pelo Google semana passada (http://thinkquarterly.co.uk/) está traduzida aqui no Jornal do Empreendedor.


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Open Data provê uma plataforma sobre a qual a inovação e a geração de valor pode florescer.

A matéria Open For Business foi retirada do livro #1 do Google UK THINK QUARTERLY lançado semana passada, fala sobre o OPEN DATA. Embora seja uma matéria meio maçante e de um teor quase idealista para nós por aqui, entender o que se passa na cabeça de Berners Lee é básico para captar no ar o futuro da internet. Por isso que traduzimos ela aqui para você no Jornal do Empreendedor.

Open for Business

Texto de NIGEL SHADBOLT
Ilustrações de MIKE LEMANSKI

Depois de convencer o governo a publicar mais de 5.000 pacotes de dados online, Nigel Shadbolt está voltando suas atenções para o mundo dos negócios. É tempo de abrir sua mente para o open data.

A primeira década do século vinte e um foi definida pela nossa demanda insaciável por informação. Isso nos levou a emergência do movimento ‘open data’, dos quais advogados poderosos incluem políticos e governantes. Em janeiro de 2010, Tim Berners-Lee e eu revelamos o data.gov.uk [http://data.gov.uk], provendo um ponto de acesso único a milhares de dados do governo britânico, desde gastos locais e nacionais até crimes de rua e índices de infecção hospitalar.

Por quê há um momentum positivo por trás da abertura de dados governamentais – open government data (OGD)? Quais são os benefícios de se fazer disponíveis os dados públicos não pessoais? E o que isso significa para os negócios e para os cidadãos comuns?

O Open Data provê uma plataforma onde a inovação e a criação de valor pode florescer. Se os governos publicam seus dados e saem da frente, as aplicações que as pessoas querem irão emergir. No Reino Unido, os serviços como FixMyStreet [http://www.fixmystreet.com/] reduz a dificuldade de se reportar problemas locais como luzes queimadas ao possibilitar ao público compartilhar suas reclamações online. Who’s Lobbying [http://whoislobbying.com/] ajuda a seguir de perto os interesses especiais que influencia agentes do governo. Schooloscope [http://www.schooloscope.com/] deixa usáveis as informações de performance das escolas. SpotlightOnSpend [http://whatis.spotlightonspend.org.uk] mostra não apenas como vários setores estão gastando nosso dinheiro, mas quais empresas estão lucrando com ele. E há dúzias de aplicativos como TravelOption [http://uktraveloptions.com/app.html] que faz seu caminho por Londres muito mais fácil. Todos são abastecidos por Open Data.

O que é realmente legal é que o OGD (Open Government Data) pode ser o agente da sua própria melhoria. No Reino Unido, houve uma esforço ‘crowd-sourced’ para melhorar a base de dados do Departamento dos Transportes, o qual, entre outras coisas, detalha a localização precisa dos pontos de ônibus. Ou deveria – 18.000 deles não estão onde deveriam, então o público ficou ocupado atualizando o banco de dados e alinhando-o com a realidade.

A lição é para se apreciar o resultado economico e social – fazer os dados abertos possibilita que o valor seja produzido em alta escala.

OGD abertura de dados no jornal do empreendedor

Pergunte-se: Qual informação eu possuo que pode ser publicada para melhorar a transparência e a reputação da minha marca?

E não vamos esquecer que informações detalhadas sobre gastos, educação, transporte, energia, ambiente, crime e saúde possibilitam os cidadãos a serem melhor informados e ter o serviço público contabilizado, observado. Se nós realmente acreditamos em políticas baseadas em evidências então é essencial termos os dados abertos para a análise e debate.

Para o data.gov.uk, não foi o suficiente apenas estabelecer um ponto único de acesso e então populá-lo com os dados. Nós criamos o Open Government Licence [http://www.nationalarchives.gov.uk/doc/open-government-licence/] (OGL), que dá carta branca para reutilização da maioria dos dados do governo. Os desenvolvedores não usam dados se eles forem revoltos por restrições e limitações. Nós estabelecemos os Princípios dos Dados Públicos do Reino Unido para determinar o “quê” e o “como” se publicar os dados do governo na web. Nós fizemos um teste simples ‘Abertura 5 estrelas’ para julgar quão aberto e reutilizável o dado é, desde simplesmente colocar os dados na web sobre a licença aberta, até ligá-lo a outro dado para enriquecê-lo e dar contexto. Mas há muito mais trabalho a ser feito.

Os desafios são organizacionais e culturais. Persuadir departamentos de estado a publicar dados públicos não pessoais necessita de uma enorme mudança de atitude. Nós mostramos os benefícios para que as vantagens da publicação estivesse claras. Muias vezes nossos serviços públicos são operados pelo setor privado de uma forma regulada ou subsidiada. O governo do Reino Unido procurará extender os princípios de open data para estas organizações também. Se uma empresa privada está recebendo fundos públicos para prestar um serviço público então este dado que é usado para prestação destes serviços deve estar aberto.

Uma vez que os governos superem estes desafios, a próxima questão é como a abertura de dados pode funcionar para os negócios.

Um crescente número de companhias estão vendendo serviços de valor agregado baseados em OGD. De sistemas de inteligência de negócios até análises de gastos e jornalismo baseado em dados como praticado pelo Guardian no Reino Unido e no The Texas Tribune nos EUA, há valor nos dados – seja ele de forma paga como no recém aberto UK Mapping Data ou nos últimos aplicativos de viagem que trazem receitas para o desenvolvedor via propaganda.

Mas e sobre as questões mais profundas sobre se os negócios abrirem seus dados isso será explorado melhor? Houve um tempo onde livrarias tinham como um segredo dos negócios seu estoque. Eles não contariam para ninguém – clientes, concorrentes, fornecedores – exatamente quanto de inventário tinham. Isso agora é inconcebível: você quer saber quanto a empresa tem de estoque para saber quando irá receber a mercadoria. Comparação de preços e sites agregadores de produtos são um bom exemplo de como as empresas não pode bancar esconder sua informação. Se você tem a oferta mais barata ou uma mais cara com funcionalidades adicionais, seu produto ou serviço precisa ser visto.

A indústria da aviação demonstra quanto se ajuda o negócio com a abertura dos dados, enquanto também se ajuda a indústria como um todo. Apenas alguns anos atrás, você teria que ir a um website de uma companhia aérea para encontrar um voo e visitar mais de um para tomar a decisão do que comprar. Então vimos a emergência dos mecanismos de busca de voos como o Kayak e o Skyscanner. Eles começaram procurando pelos cronogramas das companhias, pelos preços e os resultados ajudaram aos passageiros decidirem. As companhias brigaram contra isso – bloqueando e banindo este tipo de busca de seus websites. Mas com o tempo eles puderam perceber que ter os seus dados de voo em mais sites e em mais buscas significava mais negócios. Eles começaram a reconhecer o valor de fazer seus dados mais abertos e disponíveis.

Nós sabemos que melhores informações fazem melhores mercados. Falta de informação sobre a demanda e oferta dificulta para fornecedores e compradores se planejarem, economizarem e melhorarem suas atividades.

A abertura de dados oferece a perspectiva de conectividade instantânea entre parceiros, como em redes de suprimentos abertas onde as empresas fornecem de locais que eram inconcebíveis. Dados abertos podem reduzir custos de integração, melhorar a transparência e possibilitar a inovação de outros. Se você liberar seus dados então outros irão desenvolver aplicações que fazem melhor uso delas – provendo novos serviços que irá beneficiar você diretamente, como todos os aplicativos de viagem que as empresas de viagem não tiveram que escrever, mas que levam entretanto as pessoas para a rede de transportes.

Claro, em um mundo de dados abundantes, onde poderemos ver quantidades significativas sendo disponibilizadas – ou disponíveis a um custo marginal – há um desafio claro para os negócios. A questão é que tipo de provedor de dados eles se tornarão. O mundo quer dados de alta qualidade com um bom provimento. Autoridades de dados como Google [http://www.google.com] , Engadget [http://www.engadget.com/] ou the Internet Movie Database [http://www.imdb.com/] se deram bem pela sua situação de ‘marca confiável’.

Então o que temos que fazer? Um relatório de abertura de dados é um primeiro passo. Pergunte-se: qual informação eu possuo? Alguma pode ser publicada abertamente para melhorar a transparência e melhorar a minha reputação de marca? Há dados que se publicados podem fazer seu negócio mais eficiente ou gerar mais valor, direta ou indiretamente? Pegue a lista de checagem do OGD e construa-a sobre o contexto da sua empresa. Pense bastante sobre onde o valor é gerado em nossos novos ambientes de informação. Nós sambemos como arquitetar e preparar portais de dados abertos – então os próximos passos são os que podemos dar juntos. Pense sobre registrar os domínios data.suaempresa.com.br ou data.seusetor.com.br – você pode precisar disso antes do que você pensa.

A revolução OGD é importante. Vista como a precursora de um movimento de abertura de dados maior, pode ser tão importante quanto outros que temos visto na era Web.

 

Link original: http://thinkquarterly.co.uk/01-data/open-for-business/

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