Uma das coisas que sempre diferenciaram a Apple foi sua forma de fazer publicidade.
A publicidade sempre foi extremamente importante para Jobs ficando atrás apenas da tecnologia.
Jobs manteve uma série de parcerias criativas e uma das parcerias de trabalho mais produtivas foi com a agência TBWAChiatDay.
A parceria de Jobs com a agência abrange várias décadas tendo produzido algumas das campanhas publicitárias mais memoráveis e influentes, desde o spot de TV que apresentou o Macintoch em 1984 até os outdoors com a silhueta do Ipod espalhados pelo mundo inteiro.
TBWAChiatDay é considerada uma das agências de publicidade mais criativas do planeta.
Anúncios como “Pense Diferente”, “Switchers” e “Sou um Mac” têm sido discutidos, criticados, parodiados e copiados.
Quando uma campanha desencadeia centenas de paródia no You Tube e se torna um quadro nos programas humorísticos é sinal de que os anúncios transcederam o nível puramente comercial e se tornaram parte da cultura.
Um dos anúncios mais celebrados da história da publicidade foi o comercial de TV que apresentou o Macintosh em um dos intervalos do Super Bowl em janeiro de 1984.
Uma curiosidade é que o spot começava com um slogan tirado de outro anúncio em que a agência trabalhava e que fora descartado.
A agência vendeu a idéia para a Apple e contratou o diretor britânico Ridley Scott que acabara de filmar Blade Runner.
O spot de sessenta segundos não mostra o Mac em momento algum, mas a mensagem era clara: o Mac iria libertar os oprimidos usuários de computadosr da hegemonia da IBM.
“O anúncio gerou mais atenção e mais comentários na imprensa do que o próprio jogo (Super Bowl). O comercial mudou a publicidade; o produto mudou a forma de anunciar; a tecnologia mudou o mundo.”
“Transformou o Super Bowl de um jogo de futebol americano em Superevento publicitário do ano, abrindo uma era de publicidade com notícia.”
O anúncio “1984” é típico de Jobs, ousado, impetuoso e diferente de qualquer outro comercial de seu tempo. Acabou ganhando pelo menos 35 prêmios para a agência, inclusive o Grand Prix, gerando milhões de dólares em novos trabalhos e clientes.
“Por que 1984 não será como 1984” – uma referência ao romance distópico de George Orwell.
Jobs deixou a Apple em 1985, e a empresa mudou de agência pouco tempo depois de sua partida. Mas quando Jobs retornou, em 1997, trouxe de volta a agência para criar uma campanha que iria “recolocar em foco a Apple”.
“Think Different” surgiu quando pensaram na base dos usuários do Mac – designers, artistas e criadores que permaneceram compradores fiéis durante os dias mais sombrios da empresa.
“As pessoas que são loucas o bastante para pensar que podem mudar o mundo são aquelas que mudam o mundo.”
O comercial chegou em uma época crítica na história da Apple. A empresa precisava de uma declaração pública de seu valores e da sua missão. Mais uma vez Steve Jobs com a campanha “Think Different”, criativa e ambiciosa acertou em cheio. A Apple estava associando ela própria e seus usuários a alguns dos mais celebrados líderes, pensadores e artistas da humanidade (muitos escolhidos por Jobs).
As fotos sem legendas desafiava o espectador a descobrir quem era cada pessoa. Tornando os anúncios inclusivos e envolventes.
Um outro exemplo que mostra a importância da publicidade para Jobs foi a escolha para dirigir a Apple nos primeiros tempos, John Sculley, um executivo de marketing da PepsiCo que usara anúncios para transformar a Pepsi em uma da empresas listadas na fortune 500. Cérebro da campanha publicitária “Geração Pepsi“, ajudou a destronar a Coca como a marca número 1 pela primeira vez na história. Jobs queria que Sculley aplicasse o mesmo tipo de publicidade ao recém nascido mercado dos computadores pessoais, queria sua expertise em marketing. Ele queria criar a ” Geração Apple”.
A Apple é famosa por sua publicidade de “estilo de vida”. Retrata jovens em dia com as últimas tendências, com estilos de vida invejáveis” graças ao uso dos produtos da Apple.
Outra publicidade grande, arrojada, com grande impacto e que focaliza o produto específico foi a campanha ” Sou um Mac/Sou um PC”.
A campanha dramatiza os bons motivos para se comprar um computador da Apple e as plataformas rivais Mac e Windows como duas pessoas.
O promissor ator Justin Long personifica o Mac, calmo e descontraído, enquanto o comediante e escritor John Hodgman representa o PC, nerd e sempre propenso a acidentes.
Os anúncios “Sou um Mac/Sou um Pc” foram descritos como insuportavelmente convencidos.
E se você curte, pode assistir a campanha inteira, todos os comerciais no site abaixo:
http://adweek.blogs.com/adfreak/get-a-mac-the-complete-campaign.html
Nem todos adoram a publicidade da Apple.
A campanha “Think Different” foi criticada por usar figuras não comerciais, pessoas que não acreditavam na cultura comercial.
Criticados, e gostando ou não,esses anúncios acabaram entrando na cultura. Na mesma hora as pessoas começam a falar sobre aquilo e a coisa entra na publicidade dos outros. Você vê os mesmos layouts e os mesmos padrões em outros anúncios, em layouts de revistas e de jornais. De repente, os outros anunciantes já o adotaram e isso é uma publicidade realmente bem-sucedida. Os anúncios tornaram fenômeno e não foi preciso nem pagar para que as pessoas os repassassem.
* Trechos e resumo do livro “A cabeça de Steve Jobs” de Leander Kahney, sobre a importância da publicidade para Jobs.