Considere que a cauda de um cachorro é uma pata. Quantas patas o cachorro tem? Claro que são quatro. Você pode até falar que a cauda é uma pata, mas ela nunca conseguirá exercer corretamente a função de uma pata só porque você fala que ela é uma pata. – Quem fez esta provocação pela primeira vez foi Abraham Lincoln lá no século XIX. Nos dias de hoje, esta mesma provocação, também é legítima. Tente lembrar quantas pessoas você conhece que não faz o seu trabalho com excelência. Ou pior, quantas pessoas você conhece que trabalha naquilo que não as deixa feliz. Será que você é uma dessas pessoas?
CACHORROS PERNETAS
Eu acredito que o que dá sustentação para uma empresa são seus funcionários. Algumas empresas são como cachorros pernetas. Não porque lhes faltam funcionários, mas porque alguns deles estão lá atrofiados, apenas cumprindo seus papéis de estando no lugar que lhe determinaram como correto. Isso acontece por um mal chamado “comodidade”. Pessoas que trabalham e não são felizes no que fazem, mas recebem o seu dinheirinho no final do mês e, por isso, ficam ali. Se deixar, ficam pra sempre. São como as patas atrofiadas de um cachorro, recebem os nutrientes, mas não se desenvolvem, por falta de estímulo ou por não terem nenhuma ligação “neurológica” com o restante da empresa. As empresas “pernetas” conseguem até sobreviver, mas é somente isso, sobrevivem e não vivem. Enquanto conservam alguns dos seus integrantes atrofiados, jamais obtém melhores resultados e ficam como as outras empresas “pernetas”: andando do mesmo jeito “cambeta” pra sempre.
CAUDAS E PATAS
Há pouco tempo, o corte de caudas de cães foi proibido no Brasil. Nenhum veterinário que seja ético e responsável aceita fazer este tipo de mutilação nos cachorrinhos. O motivo é muito simples, é a cauda que ajuda o bichinho a ter mais equilíbrio além de ter uma função meramente social para os cães. Quando o cachorro abana o rabo ele está espalhando o seu cheiro (para chamar a atenção do líder da matilha, por exemplo). Quando ele coloca o rabo entre as pernas, está escondendo o seu cheiro. A cauda não é uma pata e nunca será, mas tem a sua função e ela também é importantíssima para que todo o conjunto funcione bem. A diversidade de funções e comportamentos dentro de uma empresa é extremamente saudável quando as pessoas trabalham em harmonia. Tal qual um cão saudável. Mas nenhuma empresa consegue ser sustentável tendo muitas patas ou muitos rabos. Imagine só se você visse na rua um cachorro com dois rabos, um na frente e o outro atrás, e seis pernas! Certamente ele teria problemas em evoluir como um cachorro.
ORGULHO DE FAZER O QUE FAZ
Sejam cachorros, empresas, vendedores, etc. é imprescindível conhecer a sua paixão para saber onde se colocar e se desenvolver. Voltando ao exemplo dos cachorros, eles sabem o que a natureza deles manda fazer e fazem. São cachorros, ora! Eles latem, correm, brincam, pulam, agradam o seu dono e tudo o mais que se espera que um cachorro faça. Agora e a sua empresa? E a sua profissão? E você? Você sabe o que precisa ser feito e faz? O que diz a sua natureza para você? Dentro da sua empresa e dentro do seu ramo de atuação, você deve se lembrar sempre que uma pata nunca será cauda e vice-versa. É importante que nos lembremos de fazer aquilo que a nossa natureza manda fazer sem ater-se aos preconceitos que estão forjados na nossa cabeça. Seja o que você tiver que ser, sem medo e sem amarras.
NÃO SEJA COMO UM CÃO SEM DONO
Quando um cachorro está perdido na rua ele não sabe para onde ir e vai se agarrando a uma e depois outra oportunidade que surge para sobreviver. Ele não decide o seu caminho, o caminho é quem decide a vida dele. Muitos profissionais e empresas vivem as suas vidas como cães sem dono. Eles não dominam o seu corpo, não dominam o seu cérebro e não conhecem a sua personalidade. Eles não se observam e ficam farejando aqui e ali o que precisam fazer. Quando acham alguma coisa que parece lhe dar algum ânimo para viver, vão lá, dão uma mijadinha, demarcam o seu território e passam para a próxima oportunidade. Ficam nessa a vida toda com medo de perder o antigo posto conquistado e com ansiedade de chegar até o próximo. Perdidos, ficam como os outros “cães”, andando a esmo naquela posição que determinaram para ele como certo. Foram domesticados, como verdadeiros cãezinhos desafortunados.
Não é o sistema fora de você que está errado, é o que está dentro de você que lhe impede de ser um cachorro feliz e fiel como todo cachorro deve ser.
Músicas da versão em áudio desse post:
- Gnarls Barkley – Gone Daddy Gone
- Morgan Heritage – The Lion Sleeps Tonight
- Donavon Frankenreiter – Free
Ouça este post ou faça download do áudio
Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Acompanhe nosso trabalho: