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5 motivos que tornam o marketing offline crítico para startups


Marketing offline

O artigo de hoje foi escrito por Dena Enos, Vice-presidente de Marketing da LogoMix, uma plataforma self service para pequenas empresas que oferece serviços de marketing e desenvolvimento da marca

Para muitos de nós, planejar e executar uma estratégia de marketing impecável é uma missão crítica.

Ao dimensionar uma startup, com tanto foco em conseguir novos clientes através de canais como marketing de busca, mídia social, exibição de publicidade, bancar o advogado de uma estratégia de marketing offline pode parecer irrelevante ou antiquado.

Porém, não cometa o erro de muitos empreendedores e comerciantes de deixar a estratégia offline fora de seu planejamento de marketing. Isso não apenas é mais relevante do que nunca, mas pode ser o complemento perfeito para sua estratégia online.

Leia a seguir dicas que foram empregadas por algumas startups muito conhecidas e devem ser levadas em consideração por quem está chegando agora.

1. Ocupe seu espaço geográfico
Muitas startups optam por se concentrar em cidades específicas como parte de sua estratégia de lançamento. Para fazer esse plano de publicidade funcionar, você precisa tornar sua marca e logotipo visíveis nesse espaço geográfico.

Ocupar essas áreas com panfletos, cartões postais e folhetos descrevendo seus produtos e serviços ou então dando detalhes de uma oferta especial por tempo limitado é importante no esforço de aquisição de clientes.

Não se esqueça de incluir seu logotipo, informação de contato e endereço do negócio em uma posição que seja fácil de ser localizada em todos os materiais de marketing. Quando você saturar seu espaço geográfico com sua mensagem, provavelmente será mais notado, discutido e comentado!

2. Transforme seus clientes em advogados da marca
Você já tem clientes satisfeitos? Maravilhoso! Transforme-os em parte não oficial de sua equipe.

A cada transação, inclua adesivos personalizados com seu logotipo, endereço do site e slogan em lugar de destaque. Os clientes podem colocá-los em seus laptops, carros, cadernos, bicicletas etc. As etiquetas são extremamente versáteis também, uma vez que podem ser usadas nas embalagens e para endereçamento.

Você também pode utilizá-las para fechar uma caixa contendo uma compra. Marcas amadas como Apple, Toms e Skechers têm empregado essa estratégia por anos e incluem uma grande etiqueta com seu logo em todo o produto que vendem. A cada vez que seu logotipo é visto, novos e potenciais clientes estão sendo engajados.

3. Distribua seu cartão de visitas
Use o cartão de visita e deixar nos escritórios dos clientes pode ser uma boa estratégia para trazer novos clientes.

Nele, você pode incluir o logo da sua empresa, seu site e como usar seus serviços na frente. No fundo, você pode reforçar a sua marca e colocar ofertas exclusivas para quem tiver esse cartão.

4.Torne sua marca (e valores) visíveis
Eu me lembro de um dia comum de trabalho em dezembro quando recebi uma pequena caixa de presente de uma startup local. Eu era uma cliente satisfeita há seis meses e fiquei emocionada ao ganhar um pequeno caderno de anotações com o logotipo da startup e uma caneta.

Desde então tenho usado esses acessórios em minha mesa. Eles servem como lembretes de que eu sou uma cliente valiosa e mantenho a marca dessa startup em minha mente.

Faça um pequeno gesto de gratidão com seus principais cientes. Relembre-os de que você não estaria crescendo sem o apoio deles com uma camiseta, um caderno de anotações, uma caneta ou um boné bordado.

Seu consumidor feliz ficará ainda mais satisfeito ao receber o presente e se sentir uma parte inicial do seu sucesso. Amplie o impacto ainda mais coordenando os esforços com uma campanha por e-mail.

5. Identifique onde seu produto pode causar impacto
Adesivos de janela se tornaram ainda mais comuns graças a empresas como TripAdvisor, Yelp, Visa e Mastercard, por exemplo.

Você não se sente melhor quando entra em um restaurante sabendo que ele foi bem avaliado em Trip Advisor? Eu certamente sim. E essa mesma lógica pode ser aplicada em outras categorias, especialmente na área do B2B.

Conclusão
Pense na sua base atual de clientes. Se você oferecer um desconto, eles, de bom grado, poderão promover seus produtos e serviços com outros potenciais clientes.

Existem muitas outras maneiras de marketing offline que podem ajudar a impulsionar sua startup. Qual a melhor parte dessas estratégias em potencial? Você pode testar e aprender rapidamente a partir de todas elas.

Feliz escalada!

Obs.: Créditos da imagem do outdoor Shutterstock

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