X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mapas da Nokia ganham novo nome, novas funções e app para iOS


A Nokia está séria em ganhar espaço no disputado ecossistema de mapas. Ela renovou o Nokia Maps, inclusive com um novo nome: agora ele se chama Nokia Here, e tem algumas novidades na interface e na usabilidade. Você pode acessá-lo no endereço m.here.net no navegador do seu celular, ou em here.net no seu computador.

No computador, o Nokia Here mantém boa parte da interface presente no Maps; no entanto, ela ficou mais bonita com alguns retoques.

Ele ainda não tem informações de ônibus no Brasil (apenas trem e metrô), mas você pode traçar roteiros de carro ou a pé, e ainda alterá-los como no Google Maps – basta escolher um ponto do trajeto e arrastá-lo no mapa. Agora é possível salvar a rota em suas coleções, uma novidade do Here: com um cadastro (ou credenciais do Facebook), você pode criar uma conta e guardar rotas e lugares na sua conta.

Também é simples compartilhar mapas nas redes sociais: há um botão para isso que leva a um menu com Facebook, Twitter e outras opções.

O Nokia Here possui visão da rua – semelhante ao Google Street View – em poucos locais do mundo, mas isso deve mudar em breve: a Nokia anunciou hoje a compra da empresa Earthmine, especializada em mapas 360°.

dee SCE no celular, o webapp continua com alguns truques (que existiam antes): por exemplo, no Android e iOS, você pode salvar um “recorte” do mapa para consulta offline. Mas agora, no Here, é possível ver o que há num círculo de 15 minutos a pé de sua localização atual.

Além disso, ele é bem rápido: testamos no Chrome do Motorola Razr i e o Here foi ligeiramente mais rápido que o webapp do Google Maps. Não conseguimos testá-lo no Windows Phone 7.5 (o site parece não ser compatível) mas os Lumias já vêm com Mapas da Nokia, mesmo.

Para smartphones, apenas a versão em webapp está disponível. Um app para iOS deve chegar em breve na App Store – só falta a Apple aprovar. Mas talvez não haja um app nativo para Android: a Nokia prometeu apenas um SDK, para fabricantes de Android incluírem os mapas do Here em seus dispositivos.

O Nokia Here também traz o Map Creator, permitindo que usuários melhorem os mapas da Nokia: ele combina imagens de satélite a informações adicionadas pelo usuário, como o nome das ruas. [The VergeAllThingsD e New York Times]

dee di
dee j PJIxUo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo