Estudando bastante como as empresas se comportam no Empreendemia percebi um fenômeno interessante. O comprador adora encontrar fornecedores, mas acho um saco ser encontrado. Por outro lado, o vendedor adora simplesmente receber contatos ao invés de ter o trabalho de ficar se divulgando.
Mas por que será que tantas empresas focam tanto o esforço em encontrar clientes ao invés de fortalecer sua marca e deixar o cliente vir até elas?
O vídeo a seguir mostra de forma muito bem humorada a realidade dessas 2 abordagens de marketing. Mesmo se você tiver dificuldade com o inglês, com certeza entenderá a diferença entre as 2 estratégias.
(Link para o vídeo no Youtube)
O que mais chama atenção do cara da esquerda é a facilidade que ele tem em conseguir novos contatos, enquanto o cara da direita sobre e dificilmente consegue uma resposta. Porém, o que o vídeo não mostra é que o cara da esquerda investiu muitos recursos fortalecendo sua marca e melhorando seu posicionamento em mecanismos com o Google.
Essa estratégia é chamada de Marketing de Permissão, ou Inbound Marketing em inglês.
Fica então a reflexão, você tem investido em plantar as sementes e ser encontrado ou sua realidade é parecida com a do cara da direita?
Abraços,
Millor Machado (plantando minhas sementes e esperando meus contatos chegarem)
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Para se aprofundar no tema, confira o vídeo: Marketing de permissão, o que é isso?
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Veja também:
- Vídeo: Seja eficiente nos seus esforços de Marketing, conquiste entusiastas
- Uma forma diferente de divulgar um serviço
- Marketing de conteúdo, o que é e como utilizá-lo