Se você tem uma empresa e acha que um bom anúncio vende qualquer produto, está na hora de rever tudo que aprendeu até aqui. Na era da democratização da informação, mesmo as companhias mais tradicionais precisam se reinventar, como mostra a análise do Guest9. Uma pesquisa do Pew Research Center mostrou que, pela primeira vez, há mais leitores de notícias na web do que nos jornais, o que fez com que a publicidade nesse meio também alcançasse a primeira posição. Hoje, 46% da população dos Estados Unidos, por exemplo, consome notícias na web pelo menos três vezes por semana. O que isso tem a ver com a sua empresa? Tudo. Não são só os hábitos dos consumidores que estão mudando, mas também a forma como eles recebem novos produtos e a imagem que têm das empresas.
Anunciar na web é um desafio muito diferente de usar as mídias tradicionais, sejam jornais, revistas, rádio ou televisão. Isso porque, no ambiente online, prender a atenção do usuário é bem mais difícil. O leitor pode facilmente ver mais de uma coisa ao mesmo tempo, e só vai se concentrar em ideias inovadoras e que estejam relacionadas ao cotidiano dele. Esse novo consumidor analisa, pesquisa, compara e troca informações com quem já experimentou o produto ou serviço. Para convencê-lo, é preciso mais que embalagem, jingle e mascote: é preciso informação. Por isso, quanto mais perto você estiver de seu consumidor, mais saberá sobre seus desejos e necessidades e maiores as chances de acertar na campanha.