Lembra daquele padrão de conexão de dispositivos criado pela Apple e Intel e que ainda não foi adotado pela indústria porque ainda precisa provar que é melhor do que o USB 3.0? Ele se chama Thunderbolt e foi primeiro implementado nas novas gerações de MacBook Pro liberadas esse ano. Mas até agora a porta só servia como conexão para um monitor externo com um cabo mini DisplayPort, já que não havia um cabo Thunderbolt disponível.
A Apple lembrou disso e liberou hoje os cabos na sua loja online, permitindo que os donos dos novos MacBooks possam tirar proveito de todos os 10 Gbps (em cada um dos dois canais independentes) que o padrão oferece. Isso é, se eles também tiverem algum dispositivo com esse padrão disponível, já que até agora poucos fabricantes decidiram adotá-lo. Alternativamente, eles podem também conectar dois Macs que tenham esse padrão, no modo Disco de Destino.
Lá fora o cabo, que tem 2 metros de comprimento, está sendo vendido por US$ 49,00 e, por se tratar de um mero cabo, achei que a conhecida taxa-Brasil de importação de produtos eletrônicos não se aplicaria à ele. Fui tolo. O mesmo cabo está sendo vendido na loja online da Apple no Brasil por R$ 149,00. Ouch.
Artigos relacionados:
- Apple passa a vender iPhones sem contrato nos EUA [atualizado]
- Apple passa a vender iPhones resistentes ao jailbreak [atualizado]
- Apple lança novos MacBooks Pro com Thunderbolt