X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

adamsmith-1380
Política e Economia

O Brasil ainda pode ser o “O PAÍS DO FUTURO”


Escrevendo esta semana para a Bloomberg1, Tyler Cowen afirmou que o Brasil é “ainda o país do futuro”. Embora eu compartilhe do otimismo de Cowen sobre o futuro da nação, seu enfoque na diversidade do país, seu tamanho e sua estrutura política vagamente federalizada ignora a história real – que a economia austríaca e o libertarianismo estão ganhando a batalha de ideias dentro do país.

O Brasil é lar de um dos movimentos pela liberdade mais bem-sucedidos e que mais crescem no mundo. Não só organizações como o Instituto Mises Brasil, o Students For Liberty – Brasil e o Movimento Brasil Livre desempenharam um papel fundamental no impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas (como adoro destacar), Ludwig von Mises é agora o economista mais procurado do país. Mais impressionante ainda, no mês passado Hayek foi mais procurado do que John Maynard Keynes, e Murray Rothbard foi pesquisado mais do que Milton Friedman. Este é um incrível testemunho do trabalho do Instituto Mises Brasil, do Instituto Rothbard, e de outras organizações no país dedicadas à divulgação de ideias austro-libertárias.

google-trends-economistas

Quantidade média diária de buscas no Brasil relacionadas aos cinco economistas, segundo o Google.

A importância dessa mudança ideológica não pode ser exagerada. Afinal de contas, além das referências aos jogos olímpicos e à saga do impeachment da presidente Dilma Rouseff, não há muito no artigo de Cowen que não fosse verdade quando a The Economist enalteceu o país em sua capa em 2009. Que o país está em meio à sua maior crise econômica em mais de um século é uma ilustração de que, por todos os recursos que o Brasil talvez tenha como país, só uma nação com um clima intelectual que aceite os mercados e os direitos de propriedade pode desfrutar dos frutos da prosperidade. Os brasileiros têm a mesma escolha de seus vizinhos na Venezuela: o capitalismo ou o caos.

Se há algum aspecto positivo para ser encontrado na debilitante crise econômica brasileira, é que ela tornou cada vez mais óbvias as falhas do status quo esquerdista. Conforme o financiamento de serviços públicos foi reduzido, em parte para pagar pelo superorçamento dos jogos olímpicos e o cronismo que eles atraem, o mercado tem sido capaz de entrar e fornecer serviços vitais.

Por exemplo, enquanto policiais protestam contra cortes orçamentários com letreiros que diziam “bem-vindos ao inferno”, forças de segurança privadas preencheram a lacuna durante os jogos. Com mais de 60% dos brasileiros temendo as forças policiais de seu país, em grande parte devido ao número crescente de mortes relacionadas à polícia, a demanda por proteção privada cresceu em todo o país.

Outro fracasso geral destacado nos jogos olímpicos deste ano é a desastrosa situação de saneamento no Brasil. Com manchetes em todo o mundo se concentrando nos sérios riscos para a saúde de qualquer atleta exposto à água cheia de esgoto no Rio, há um ímpeto crescente para privatizar a Cedae, empresa estatal de água e esgoto2. Como muitas das empresas públicas brasileiras, incluindo a gigante petroleira estatal Petrobras, que derrubou Rousseff, a Cedae está agora sob investigação por corrupção.

Talvez o mais importante, a educação privada vem prosperando no Brasil. Com leis que permitiram o surgimento de universidades com fins lucrativos no país sendo aprovadas nos anos 90, milhões passaram por universidades privadas brasileiras e o setor atraiu bilhões de dólares de investidores internacionais, com crescimento de dois dígitos desde 2010. Uma das principais vantagens do crescimento na privatização da educação é a maior especialização e maior flexibilidade do currículo, o que é particularmente útil dada a diversidade de população que o Cowen destacou. Com população significativa das línguas japonesa e alemã no Brasil, o crescente mercado educacional permite uma escolaridade capaz de atender as demandas específicas de cada comunidade.

O fato de haver um crescente sentimento público de apoio a privatizações é um testemunho das mudanças culturais ocorridas no país. Como afirmou Elena Landau, ex-economista do BNDES, “a privatização já não é um tabu”. Isso se deve em grande parte ao incrível trabalho das várias organizações dentro do país dedicadas à disseminação do capitalismo.

Como Mises disse em seu livro As seis lições: “Tudo o que acontece no mundo social em nosso tempo é o resultado de ideias. Coisas boas e coisas ruins.”

“Tudo o que acontece no mundo social em nosso tempo é o resultado de ideias. Coisas boas e coisas ruins.” – Mises

“Tudo o que acontece no mundo social em nosso tempo é o resultado de ideias. Coisas boas e coisas ruins.” - Mises Click To Tweet

Se o Brasil realmente é “o país do futuro”, será porque ele adotou as ideias de Mises, Hayek e Rothbard.

O crescente número de brasileiros dedicados à disseminação do capitalismo e da liberdade é o maior recurso que o país possui.

Esse artigo foi originalmente publicado como The Real Reason Brazil Can Still Be “the Country of the Future”para o Mises Institute.

Notas:

  1. Esse artigo foi originalmente publicado em agosto de 2016. (N. do E.)
  2. Como tem sido amplamente noticiado pela impresa, a privatização da Cedae continua avançando a passos firmes. (N. do E.)
Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot