X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Geração Digital, conectada até demais.

geracao digital conectada

Vale a pena conferir este texto de Lucas Rossi sobre os excessos da conectividade.


Navegando nos intermináveis de artigos para o Jornal do Empreendedor esse texto de Lucas Rossi sobre o impacto do excesso de conectividade pela geração Y, a geração digital chamou a atenção. Vale a pena pela importância do assunto.

Chegou no Brasil, no fim do ano passado, o iPad. O tablet é mais um item para incrementar a nossa já longa lista de itens digitais. Os Ys nasceram com a mobilidade digital. Acredito que o primeiro foi o walkman. Depois veio o Discman, o Game Boy, o bixinho virtual – que agora está na moda novamente por ser vintage -, os celulares, os primeiros MP3… A lista é infinda. Somos bombardeados de aparatos que levam a nossa vida digital para qualquer lugar e a qualquer momento.

Atualmente, o frisson são as redes sociais. E não é que elas também estão rodando por aí? Twittamos do celular, atualizamos nosso Facebook pelo seu iTouch e assim vai. A verdade é que estamos ficando cada vez mais conectados e cada vez menos vivendo uma vida conectada à realidade – sem contar que estamos cada vez gastando mais. Sinceramente? Tenho medo, muito medo de tudo isso.

Amo muito tudo isso

Se a geração anterior foi a Coca-Cola, nós somos a iGeração. Ao mesmo tempo que tudo isso me encanta, me assusta. O problema é que estamos passando mais tempo dentro do mundo virtual que do mundo real. Esquecemos de olhar nos olhos, como alertou o Márcio Mussarela. E é justamente isso que me amedronta: estamos nos desumanizando. Sabemos fazer textos engraçadinhos e relevantes em 140 caracteres, conseguimos renovar nossas mensagens no Facebook com assuntos interessantes, nossos Tumblrs estão cada vez mais atualizados e nossos blogs, incrementados, mas não conseguimos pensar em soluções fora da rede. Antes que vocês joguem pedras, digo: façam comentários me massacrando, leiam com atenção! Aliás, um de nossos grandes problemas é não saber ouvir críticas. Queremos feedback, mas se ele não for positivo, não nos interessa.

Voltando à questão da tecnologia, que nos desnorteia. Você já parou para pensar que, quando estamos sem internet, não conseguimos fazer nada? Se o computador quebra nossa primeira atitude é ligar para o HelpDesk, porque afinal não conseguimos fazer nada sem o computador. E assim estamos construindo as empresas desse novo século: totalmente informatizadas – o que é ótimo e dinamiza muito a economia e os processos. Mas infelizmente se acontece algum problema, não conseguimos inovar nossa atuação. Se o Outlook não entra, não temos o e-mail de ninguém – bastava ter uma agenda com os e-mails importantes. Se o sistema está falho, não conseguimos resolver certos problemas – quando muitos deles poderiam ser resolvidos se abríssemos as gavetas dos arquivos. Percebem como estamos entrando em um buraco sem fim?

Paralelamente a isso, não conseguimos manter as relações de forma humana. Entramos na sala do chefe, falamos o que queremos e pensamos, porém não temos coragem de olhar no olho dele. O que é isso, minha gente? Olha no olho. Sem medo de sofrer!

Outra coisa: saia da caixa – desta caixa que você está lendo esse post. Olhe para o horizonte, olhe para as pessoas, olhe para o lado. As empresas não conseguem inovar porque seus integrantes não conseguem sair de seus sistemas, processos, dinâmicas. É tudo virtual. Quando entendermos que há vida fora do computador e que ele é apenas uma máquina, talvez vamos conseguir inovar, porque entenderemos o ser humano e não seus rastros virtuais.

Texto de Lucas Rossi para Você S/A
Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot