Aqui no blog já falamos diversas vezes das páginas de conversão, páginas com objetivos específicos em termos de uma ação que você quer que o usuário realize (Ex. comprar, preencher um formulário, assinar uma newsletter, etc.).
No entanto, ainda não falamos de um item importante: as “Chamadas” (do inglês “Call-to-action”). As Chamadas são o lugar que você quer que o usuário clique, seja para levá-lo para uma página de conversão, ou mesmo para que a conversão em si seja realizada. Resumindo, é o próximo passo que você quer que o usuário tome. As chamadas costumam ser botões, mas podem também ser links em texto simples ou imagens, entre outros.
Um exemplo simples pode ser visto no Peixe Urbano e no Imperdível, dois sites de compra coletiva:
Neste exemplo, se o usuário clicar em “compre” ou “comprar”, quer dizer que o objetivo da página foi atingido.
Se toda página de conversão tem um propósito, um objetivo, então toda página de conversão deve ter também ao menos uma chamada capaz de ganhar a atenção do usuário e fazê-lo clicar.
Aqui no blog Resultados Digitais, por exemplo, há atualmente uma chamada com o título “Baixar eBook”, na direita. E já na página de conversão, a chamada passa a ser no preenchimento do formulário:
Como fazer suas chamadas serem notadas
As chamadas em geral ficam misturadas no meio de todo o bolo de conteúdo da página, o que faz com que muitas vezes elas nem sejam percebidas pelos usuários. Para fazer sua chamada se destacar, separamos 5 dicas interessantes para serem usadas:
Use cores contrastantes
Todos os elementos do site, incluindo textos, imagens e logotipo, estão concorrendo diretamente com a chamada pela atenção do usuário. Se você quer que o usuário olhe para uma chamada específica, ela deve sobressair-se aos olhos dele(a). Usar uma cor que constrate com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garantir atenção.
No círculo, uma cor contrasta com a que fica na posição oposta. (Se voltarmos a olhar os botões do Peixe Urbano e do Imperdível percebemos que eles fazem bom uso do contraste).
Escolha uma boa posição
Coloque a chamada em uma posição que favoreça a visualização. É importante deixar uma chamada visível sem que o usuário tenha que rolar a barra. Na Internet chamamos isso de deixar “above the fold”. O termo, que significa “acima da dobra”, tem suas origens no jornal, em que as manchetes mais importantes deveriam aparecer antes do ponto em que o jornal é dobrado.
Insira imagens
As imagens naturalmente chamam mais a atenção que as palavras em um primeiro olhar. Se a sua chamada contiver uma imagem, é bem provável que seja percebida. Como exemplo, normalmente as chamadas que usamos para os eBooks do Resultados Digitais contém uma imagem com a capa do eBook.
Indique com setas
Setas tem um poder quase único de implicitamente dizer “ignore todo resto e olhe aqui, isso é o que importa”.
Mexa com o tamanho
Obviamente, o tamanho da chamada também faz muita diferença. Use o tamanho de cada chamada de acordo com a sua importância.
Como fazer suas chamadas serem clicadas
Muitas vezes pequenos detalhes da chamada podem fazer toda a diferença. Não adianta só ser notada, é preciso torná-la interessante para ser clicada. Por isso vão aqui mais 6 dicas:
Seja específico
Indique para o usuário exatamente o que você quer que ele faça e como. Use, por exemplo, “receba aqui seu eBook” ou “faça seu cadastro” ao invés de um simples “clique aqui” ou “contato”.
Crie urgência
Frases como “compre agora” ou “receba hoje” mostram o quão fácil e imediata é a ação e costumam funcionar muito bem.
Use números
É interessante deixar o mais claro possível para o usuário o que ele está fazendo e uma forma de evidenciar melhor os benefícios da ação é indicar através de números. “Ganhe agora 30% de desconto” ou “Compre hoje por apenas R$15,00” são bons exemplos.
Garanta que suas chamadas seguem as convenções da web
Mantenha os links sublinhados e/ou em uma cor diferente do resto do texto. Se estiver usando um botão, é interessante usar um efeito 3D que dê a aparência de clicável. Certifique-se que tudo que funciona como link (textos, imagens ou botões) mudem o formato padrão do cursor do mouse (uma setinha) para o modo clicável (uma mão apontando).
Mexa com a emoção usando as cores
Além do já mencionado contraste, é importante usar as cores pela emoção que carregam. O laranja por exemplo, costuma ser associado a sentimentos positivos. Já o verde, carrega a mensagem de permissão ou de ir em frente e assim por diante. A teoria das cores aborda o assunto.
Ofereça algo que realmente valha a pena ser clicado
Essa é a mais óbvia, mas frequntemente esquecida. Não espere que o usuário realize a ação só porque é isso que você quer. Ele só vai clicar se for do interesse dele. Por isso é importante que a oferta da chamada seja de fato interessante.
Obs.: Por coincidência, no dia em que escrevi esse me deparei logo em seguida com o episódio 18 do Direto das Trincheiras, do Ricardo Jordão, que fala exatamente sobre esse assunto. Vale conferir.
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