O “Momento Yours”, organizado pela Ponto de Contato, começou com uma pergunta de Estevão Soares: “Eu estou com dor nas costas. Alguém sabe de algo que é bom pra isso?”. Ao ver quase toda a plateia levantando as mãos, ele explicou: “Brasileiro tem mania de achar que sabe. Ele não pergunta o contexto, mas acha que já conhece a solução”. Para ele, essa é uma das diferenças da geração Y. “Geração Y é contexto”, concluiu.
Estevão lembrou que as necessidades estão mudando e que isso mexe com todo o mercado. “Há dez anos um iPad não era necessário. Hoje ele é minha ferramenta de trabalho”, disse. Roberto Calderon lembrou, porém, que é preciso pensar em todas as etapas da produção para evitar o desperdício de recursos e o “consumir por consumir”.
Para Estevão, “as empresas começam a atuar nas redes sociais pelo motivo errado”, ou seja, usam essas ferramentas apenas para “responder” às reclamações dos clientes e não deixar que a conversa se espalhe pela mídia. “Ainda é um monólogo de duas vias, a gente está apostando que vai se tornar um diálogo em breve”, disse Roberto.
Outro ponto levantado na apresentação foi em relação ao perfil dos consumidores. Estevão afirmou que a maneira de classificar o público vai mudar, já que é possível encontrar pessoas de perfis muito diferentes na mesma faixa etária, principal forma de classificação das empresas atualmente. “A própria geração Y vai começar a ditar o que quer receber realmente. O filtro está na pessoa e não no marketing”, disse Roberto.
“A própria geração Y vai começar a ditar o que quer receber realmente. O filtro está na pessoa e não no marketing” – Roberto Calderon