Marketing Tradicional ou Marketing de Atração ou Receptivo (outbound vs. inbound marketing)?
Marketing Intrusivo > Orgânico ou “achável”
Falar > Ouvir
Empurrar > Atrair
Gerado pelo Negócio > Gerado pelo Usuário
Press Releases, seminários, Vídeos, colaterais > Posts de Blog, podcasts, grupos no Facebook/LinkedIn, YouTube
Conexões de Negócios > Conexões Sociais
Construção de Websites > Construção de Comunidades
Ciclo de Vendas > Ciclo de Compras
O que é InBound Marketing?
O termo Inbound na web se refere ao fluxo de visitantes externos direcionados por links que apontam para um site. Inbound marketing é o marketing receptivo focado em gerar tráfego de visitantes que estão procurando assuntos relacionados ao site que adota esta técnica. É uma atração passiva e não invasiva.
No Outbond marketing, o foco está em achar prospects através de técnicas intrusivas e pouco direcionadas ao público alvo que se pretende atingir.Utilizam chamadas telefônicas não solicitadas,distribuição de mala direta e material impresso não solicitado, anúncios na televisão, feiras e spam de email marketing.
A tecnologia permite que os consumidores se protejam dessas técnicas, utilizando diferentes sistemas de filtragem e bloqueio, adotando tecnologias que utilizam opt-in (RSS) ou até sistemas para televisão que gravam programas e suprimem os comerciais (TiVo). Estes fatores fazem com que o outbond marketing tenha se tornado menos eficiente e mais caro.
No inbound marketing, ao invés de pagar caro para veicular um anúncio na televisão, visto de forma intrusiva por uma grande quantidade de pessoas que não se interessam pela oferta; cria-se vídeos voltados para clientes em potencial que têm interesse pelo assunto e estão pesquisando via internet. Ao invés de comprar anúncios em publicações, disponibiliza-se um conteúdo melhor em blogs e sites, nos quais as pessoas interessadas podem se cadastrar e se educar.Ao invés de telefonemas intrusivos, cria-se conteúdo de valor e ferramentas que façam com que os clientes em potencial solicitem maiores informações.
Ao invés de ficar martelando a mesma informação para uma grande massa de público não homogêneo, a tecnologia atrai para o negócio um público altamente qualificado, como um magneto.
As campanhas de inbound marketing de maior sucesso possuem três componentes chave:
1- Conteúdo – é o conteúdo que atrai o publico-alvo para o seu site ou negócio.
2- Otimização junto aos mecaniosmos de busca (SEO) – facilita que potenciais clientes achem o seu conteúdo.É através do website e dos links que apontam para ele que se maximiza a classificação orgânica junto aos mecanismos de busca, onde a quase totalidade dos processos de compra se iniciam.
3- Social Media – estes recursos apliam o alcance e o impacto do seu conteúdo.Quando seu conteúdo é distribuido e dicutido através de networks/grupos de discussão ou relacionamento,se torna mais autêntico e relevante, com maior possibilidade de atrair clientes qualificados par o seu site.
Para empresas com orçamentos restritos, que se preocupam e obter uma relação custo/benefício melhor, ganha-se eficiência através de:
1- Menores Custos – de veiculação e promoção. Muitas ferramentas e técnicas não acarretam custos diretos.Menor custo no ciclo de venda.
2- Melhor foco – no público alvo. Permite abordar sómente um público que foi qualificado, que possui interêsse e torna o ciclo de venda mais curto, produtivo e eficaz.
3- Ser um investimento, e não uma despesa corrente – muitas das técnicas geram resultados que perduram, pois o tráfego orgânico se mantém enquanto a concorrência não consegue tomar a sua posição.
Nos últimos dois anos a tecnologia, as ferramentas mais amigáveis e os profissionais que estão na ponta do processo e a própria maturidade e cultura do mercado evoluiram bastante.Os mecanismos de busca se tornaram ponto de partida para consumidores B2C e B2B iniciarem seus processos de compra.O mercado descobriu que que na maioria dos casos a publicidade focada em sites de nicho era mais eficiente do que anunciar em grandes portais genéricos.
A Web 2.0 modificou a forma com que os usuários utilizam a web, permitindo a qualquer um publicar, se conectar com amigos e compartilhar conteúdo.Agora estamos podendo utilizar a web de maneira mais eficiente e produtiva através do inbound marketing.
Quem iria imaginar que uma única pessoa, utilizando estas técnicas pudesse criar um negócio de venda de bebidas, que fatura 50 milhões de dólares por ano? Sim, é isso que um cara chamado Gary Vaynerchuk criou em 2006 lançou a Wine Library TV nos Estados Unidos.
Estas ferramentas permitem ganhar escala em muitos tipos de atividade, gerando vantagens competitivas para PMEs, que permite a elas competir com grandes empresas.