Quanto mais você sabe sobre seus consumidores e o que eles pensam da sua empresa e do seu produto, melhor para você. Disso você já sabe, mas há formas simples de descobrir o que os clientes pensam sobre sua marca: basta usar a web a seu favor. Para te ajudar com isso, o Mashable selecionou algumas formas de montar questionários, interpretar as informações de seus consumidores e usar melhor os resultados. Veja como é simples!
– Defina objetivos. Antes de mais nada, é importante que você saiba que tipo de informações quer encontrar. Resista à tentação de fazer muitas perguntas e se concentre apenas naquelas relacionadas com o motivo pelo qual você está fazendo a pesquisa, como lançar um produto novo, por exemplo.
– Pense no consumidor. Para alcançar resultados mais específicos, pense em tudo o que o cliente pode dizer sobre seu produto ou serviço, desde o momento da compra até o descarte. Ele tem muito a dizer sobre cada uma dessas etapas e essas são as informações mais valiosas para a sua empresa.
– Evite as afirmações. É muito comum ver formulários que, ao invés de perguntar para o cliente se algo é bom ou ruim, faz uma afirmação e pergunta se ele concorda com ela. Evite esse tipo de abordagem, pois ela induz a resposta do consumidor. Faça sua pergunta de forma simples e deixe-o livre para responder como quiser.
– Seja direto. Assim que terminar o questionário, é importante que você revise a linguagem para ter certeza que todos os consumidores vão entender as perguntas e que não vão demorar muito para respondê-las. Se demorar mais de 12 minutos para terminar, tente resumir as questões ou deixá-las mais simples.