Como vendi R$: 2200,00 em poucas horas, com apenas 1 twitt e sem ter dezenas de milhares de seguidores.
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O Twitter é uma ótima ferramenta para viralizar conteúdo e conseguir participação de usuários. Talvez pelo perfil dos early adopters, que ainda são maioria dos usuários ativos do Brasil e estão mais dispostos a participar e colaborar online.
O case com vendas no Twitter
Eu tinha pouco mais de 3600 seguidores na época que fiz esta experiência, boa parte deles se interessava por itens de cultura nerd e geek, como eletrônicos, Star Wars.
No fim de uma noite postei no meu Twitter a mensagem abaixo:
Algumas horas após ser publicada, esta mensagem teve dezenas de retwitts, vendeu 81 kits com a coleção completa e gerou mais de R$: 2.200,00 de faturamento para o e-commerce. E as vendas continuaram nas horas posteriores.
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Por que houve esse sucesso instantâneo, como replicá-lo em outras mensagens e conseguir este nível de engajamento e participação com seus seguidores?
O blog Pitacos fez um resumo das minhas dicas pro Twitter, pode ser interessante se você prefere ler uma versão mais concisa 🙂 Abaixo segue minha versão completa.
Comece com o link
Colocar o link no início do twitt ajuda a preservá-lo caso sua mensagem seja cortada ao ganhar vida nos retwitts da comunidade. Se alguém corta um pedaço da sua frase, mas mantém o link intocado, os usuários ainda podem ver a página que está sendo divulgada, por outro lado, um link cortado pela metade levará o usuário a uma página com erro, gerando frustração.
Linkar é importante, se você pretende divulgar algo no twitter, dificilmente seu conteúdo irá caber, com detalhes, em 140 caracteres. É importante haver uma página na Web com mais informações, pode ser um post de blog, vídeo, imagem ou texto no Write4Net.
Encurte o link
Após criar seu link, encurte-o, existem inúmeras ferramentas pra isso, como migre.me, bit.ly, j.mp, tinyurl.
Descreva o link
Após colocar seu link no início da mensagem, descreva o que o usuário irá encontrar. Twitts que são apenas endereços soltos geram frustração e desconfiança, uma simples descrição do conteúdo do link resolve este problema.
Deixe espaço pra retwitts
O retwitt, ou rt, é a pólvora da viralização no twitter. Potencialize a viralização criando twitts curtos.
Crie uma mensagem mais curta que os 140 caracteres máximos do twitter. “rt @marcogomes : ” tem 17 caracteres, portanto, eu procuro sempre tuitar em 120 caracteres ou menos, deixando espaço para as pessoas retuitarem.
Menos é mais, inclusive em plataformas já ‘mínimas’ como o twitter, se você puder tuitar com apenas um link e duas palávras, ótimo 🙂 Deixe espaço pros seus seguidores complementarem sua mensagem com a opinião deles.
É muito comum encontrar twitts onde o que está antes de “rt” é uma opinião de quem está retuitando:
Veremos Superpato vs Wolverine RT: @marcogomes: http://migre.me/698B Disney COMPRA Marvel por $4 BILHÕES!
(por @hdiener)
Primeiras 2 palavras
Seja significativo nas duas primeiras palavras do seu twitt, evite começar com “como”, “ontem fui”, “acabo de ver”, “só pra avisar que”, “eu acho que”, “amanhã tem”. Começar sendo significativo, logo após do link, vai aumentar sua chance de ter atenção.
Usuários enxergam 2 palavras em itens que estejam listados; eles vão enxergar um pouco mais se as palavras seguintes forem curtas, e somente a primeira palavra se forem longas.
(por Jakob Nielsen)
Use CAPS LOCK a seu favor
Colocar caixa alta em palavras que mereçam destaque no meio do texto pode ajudar.
Não coloque tudo em caixa alta, a massa de caracteres gritantes vai ser ignorada inconscientemente pelo usuário, como comprovado por Nielsen em Fancy Formatting, Fancy Words = Looks Like a Promotion = Ignored.
Recomendo usar caixa alta em nomes de cidades, políticos, celebridades e pessoas públicas, empresas muito conhecidas, e todo tipo de entidade pública/famosa.
Não caia na tentação de colocar caixa alta pra afirmar sua opinião, como em “NÃO”, “SABIDAMENTE”, “ROUBO”. Você só vai poluir a mensagem e passar uma idéia de spammer parecida com a de colocar tudo em caixa alta.
Máximo de informação possível
Coloque o máximo de informação possível no seu twitt, facilitando a decisão “devo clicar neste link?”, lembre-se de deixar espaços pra retwitt, conforme disse acima.
Se for um evento, coloque cidade, dia, hora, local. Esta é a melhor ordem, pois caso o evento seja interessante, a pessoa primeiro vai avaliar se o evento é em sua cidade, depois verificar o dia e hora, por último vericar o local exato.
Pra conteúdos, descreva o tema, se possível coloque o autor e destaque uma opinião importante sobre o assunto.
Associe uma hashtag
Associar uma hashtag ao seu conteúdo pode ajudar usuários a prolongarem a discussão sobre o tema, fora do retwitt. A hashtag também vai facilitar seu trabalho de verificar o que foi escrito sobre o tema.
Pra quem veio do orkut, as hashtags são como os tópicos de discussão em uma comunidade. Hashtags são palavras precedidas de #, como #fail ou #apagao, e foram criadas pra agrupar assuntos postados por diferentes usuários.
Peça o retwitt por favor
Suas chances de ser retuitado aumentarão se você pedir gentilmente.
Adicionar rt pls, abreviação de retwitt please, no fim da sua mensagem vai virar a chavinha do “ajude um amigo” em alguns de seus seguidores, eles vão retuitar só pelo prazer de te ajudar e ganhar algum whuffie no processo 🙂
Poste a mesma mensagem mais de uma vez ao dia
Repita sua mensagem durante o dia, dificilmente um usuário ativo irá vê-la mais de uma vez mesmo que você a repita 10 vezes em 24 horas. A velocidade do Twitter te protege de ser visto como um spammer, desde que você se comporte com moderação, claro 🙂
Decaimento da taxa de clique: Tempo no Twitter passa 10 vezes mais rápido que no e-mail.
(por Jakob Nielsen)
No Twitter sua mensagem vai envelhecer muito mais rapidamente que em qualquer outro meio, a partir do momento que ela sair da timeline inicial de quem te segue, seu twitt estará morto. Usuários ativos do serviço de microblog costumam seguir entre 100 e 500 pessoas, levando isso em consideração, seu twitt morrerá em alguns minutos.
Twitter é muito mais que uma só mensagem
O objetivo desse texto não é ensinar um usuário a ganhar relevância no twitter, só quis listar algumas boas práticas pra redigir um twitt eficiente, em menos de 140 caracteres.
É importante salientar que ser um usuário ativo e respeitado é muito mais que ficar tuitando uma única mensagem repetidamente. Você deve escutar antes de falar, responder seus seguidores, respeitar a meritocracia informal da Internet, ser interessante e relevante.
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