A Vakinha pra reformar a casa de Lucas Celebridade arrecadou em um dia 100% do objetivo de R$5.000, e há mais R$6.000 com pagamento a ser confirmado.
Lucas Celebridade é radialista, professor de língua portuguesa dormem a tia e duas primas. No vídeo fica óbvia a difícil situação em que Lucas Celebridade vive, mesmo assim ele não se deixa abater, não tem vergonha de onde é ou da situação que vive, leva a vida com transparência, bom humor e persegue seu sonho.
Dia 6 de agosto, sexta-feira, recebi um e-mail de um amigo que apresentou a ação para holofotar o Celebridade nas mídias sociais, segundo eles, o objetivo era chamar atenção pra situação de Lucas. Naquele momento não importava se a celebridade ia ganhar uma vaga no show A Fazenda ou um emprego novo, o objetivo era simplesmente expor este personagem ao Brasil. Após apresentar a idéia, esse amigo pediu “ajude como puder”.
Gostei da iniciativa e me comprometi a apoiar, apresentei a iniciativa pra alguns amigos de confiança, fiz um post no fastblog.marcogomes.com, publiquei alguns twitts e doei uma graninha (vou casar em breve, então pega leve na doação aí 🙂
Não acho que os organizadores fizeram pra se promover, tanto que pouca gente sabe a origem da ação. A galera do twitter está até agora se perguntando o que aconteceu, como fazem todos os dias sobre termos incomuns no Trending Topics.
No meio do dia, Marcel Dias teve a iniciativa de criar a Vakinha “Reformar a casa do Lucas Celebridade @lucasfamapop” e as pessoas começaram a divulgar e doar expontaneamente, é assim que as coisas acontecem numa comunidade auto-organizada.
Querendo ou não, o Lucas é “da galera do Twitter” (da galera que segue ele, claro) – tenho mais contato com ele que com muitos amigos meus do DF -, sendo da nossa galera e estando numa situação tão difícil, temos o direito de ajudá-lo. Alguns críticos argumentaram:
Por que não ajudar todos os vizinhos do Lucas Celebridade? Estão numa situação tão difícil quanto!
Respondo fácil: O vizinho dele não é da minha galera. A frase “pensar globalmente,, agir localmente” não é só sobre geografia, como eu já disse, o Lucas é mais próximo de mim que qualquer vizinho dele 🙂 E que fique claro, não estou dizendo aqui que o Lucas é meu “amigo”, só estou dizendo que tenho mais proximidade com ele que com seu vizinho, me fiz entender?
Imagino que muitos dos vizinhos de Lucas continuam trabalhando do mesmo jeito há 20 anos, e esperando a ajuda cesta básica e o bolsa família mensal, sem mexer um dedo pra mudar sua situação de muita dificuldade, não estou falando que todos são assim, me entenda aqui por favor. Lucas tem um sonho (bobo na sua opinião? quem somos nós pra julgar?), bota a cara no mundão e vai atrás do seu objetivo, valorizo muito essa atitude.
Veja o vídeo de agradecimento de Lucas Celebridade. Quer ajudar? Conheça Lucas Brito em seu blog, Twitter e YouTube.
Alguns meses atrás um amigo meu lá do Gama, DF, ficou sem trabalho, sem dinheiro, com familia (mae e irmã) pra criar, fizemos uma vaquinha e ajudamos o cara por 1 mês até ele conseguir se reestabelecer, dizem que isso é um dos costumes dos maçons (não sei, não conheço a sociedade de perto), você mesmo já deve ter feito isso por alguém.
Se eu posso fazer vaquinha pro meu amigo do DF e os maçons podem fazer pros seus semelhantes, por que amigos do Twitter não podem fazer vaquinha pra ajudar uns aos outros?