A dica de hoje foi dada por John Jantsch no blog Duct Tape Marketing
Seguem abaixo as 5 etapas para ganhar um novo cliente.
Ouça
Antes de tudo, a primeira etapa do ciclo de vendas envolve ouvir.
Clientes em potencial te dão uma série de informações via mídias sociais e podemos ter acesso às suas necessidades. Porém, precisamos ouvir.
Chame a atenção
Ninguém fala sobre empresas chatas.
Para espalhar sua marca hoje em dia, você precisa se comunicar de forma diferente e criar conteúdo que as pessoas estejam dispostas a compartilhar e se engajar.
Chamar a atenção hoje em dia se trata muito mais de atrair o cliente do que ficar gritando pedindo atenção.
Eduque
Uma vez que você chamou atenção, o cliente deve confiar nos seus produtos, serviços, soluções e expertise. Mais uma vez, conteúdo te ajudará muito.
Converta
A parte da venda foi extremamente mudada no novo modelo.
Se o cliente já chegou até essa etapa, sua função passa a ser facilitar a compra, não em forçar uma venda.
Ainda há certa educação e conteúdo em jogo, mas agora é uma questão de mostrar que o produto funciona e prever resultados que ele trará para o cliente.
Ouça
A etapa final é voltar para a parte de ouvir, só que agora ouvir diretamente do cliente.
Ouça o que funciona, o que não funciona, como conseguir melhores resultados, como medir esses resultados, etc. Com isso, você descobre como satisfazer esse cliente e torná-lo um entusiasta, que te trará outros clientes.
Um cliente feliz é a ferramenta mais poderosa que você pode ter na sua área de marketing.
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Para se aprofundar no tema, vale a pena dar uma olhada no artigo As 5 etapas que o cliente passa antes de comprar seu produto/serviço.
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Veja também:
- As 5 etapas que o cliente passa antes de comprar seu produto/serviço
- Pesquisa de mercado: Como ajudar o cliente a fornecer informações
- Entrevista: Como o Sebrae pode ajudar a sua empresa