As mídias sociais tomaram conta do marketing e fizeram muitos empreendedores correr atrás de fórmulas para atrair fãs e seguidores a qualquer custo, mas essa busca também fez surgir diversos mitos sobre o poder das redes sociais e a sua relação com as vendas. A verdade é que cada empresa deve encontrar seu caminho para atrair usuários e, mais importante, transformá-los em consumidores, como mostra o Entrepreneur. Veja os maiores mitos do social media e evite cair nessa conversa!
– “Conquiste mais seguidores”. Como sempre, quantidade não é qualidade. Aumentar o número de seguidores e fãs dificilmente vai fazer suas vendas aumentarem na mesma proporção. O mais importante é quem está seguindo sua marca e como está recebendo (e compartilhando) sua mensagem.
– “Use as redes, não importa como”. Muitos profissionais de social media dizem que toda empresa precisa estar presente nas redes sociais mais modernas, independentemente do conteúdo que seja publicado nelas. Mas não se esqueça que Facebook, Twitter e MySpace são apenas ferramentas e não podem fazer muito pela sua marca se a mensagem não for boa.
– “Eu sou especialista e redes sociais”. Não existem experts em social media. Como a atividade é muito recente, todo profissional ainda está experimentando abordagens de marketing. Só porque alguém escreveu um livro ou dá palestras sobre o tema, não significa que você deve aceitar todas as ideias e colocá-las em prática com a sua empresa.
– “Agências podem cuidar do plano de social media”. Contratar profissionais qualificados ajuda muito na hora de elaborar um plano de marketing nas redes sociais, mas não se esqueça de que ninguém sabe mais sobre a sua empresa do que as pessoas que trabalham nela. Não dispense a colaboração de funcionários na hora de estabelecer suas metas.