Todo mundo sabe que uma apresentação bem sucedida já é meio caminho andado para conquistar a atenção de um investidor ou daquele cliente que ainda não se decidiu entre o seu produto ou outro. E se você quer evitar que sua audiência caia no sono enquanto você expõe sua ideia, é preciso ficar atento a alguns detalhes que fazem uma boa diferença. Neste artigo publicado pelo pessoal da INC., foram sugeridas cinco dicas básicas para ajudar a dinamizar sua perfomance e montar uma apresentação bacana. Olha só:
Conte uma história: todas as apresentações devem ter uma narrativa que tenha início, meio e fim. A primeira parte dela deve focar na apresentação do problema. Logo em seguida, é hora de mostrar as palavras-chaves, sempre bem amarradas ao problema que você está disposto a solucionar. No final, é preciso perceber se sua audiência aprendeu alguma coisa e compreendeu como você está propondo a resolver o problema em questão.
Menos é mais: geralmente, a gente tem mania de querer enfeitar nossas apresentações com imagens com efeitos e bastante texto. Na maioria das vezes, isso é desnecessário e é uma das principais razões de tirar a atenção do público. Mantenha seus slides simplificados e mostre uma imagem para cada ideia apresentada.
Branding é fundamental: seja para apresentar uma nova ideia de negócio para investidores em potencial ou para mostrar um novo produto aos seus consumidores, é sempre aconselhável reforçar a imagem da sua marca. Utilizar as mesmas cores do seu logotipo no texto, ter um background que traga o nome do seu produto… Trate sua apresentação como uma estratégia de marketing.
Dê um tempo: segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Tennessee, as pessoas começam a se distrair em uma apresentação vinte minutos depois que ela começa. Ou seja, se precisar de mais do que isso, tente dar uma pausa. Até Steve Jobs, recentemente, colocou um slide inteiro em preto e deu uma pausa para que o público pudesse descansar um pouco.
Ensaie. E ensaie de novo: no final das contas, uma apresentação bem sucedida depende muito da habilidade de atrair (e manter!) a atenção das pessoas. Os slides devem ser apenas uma extensão da sua perfomance.
Imagens: Getty, Corbis