A mundo pop está vivendo um caso de amor com zumbis ultimamente. Há quem pense que o tema já saturou (sempre tem essa gente, não é?), mas parece que a onda continua, a despeito dos insatisfeitos.
Suspeito que o renascimento do gênero (que explodiu na cultura popular gringa nos anos 1960) se deve ao remake de Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, no título original), de 2004, do “visionário” diretor norte-americano Zack Snyder. As aspas não são sátira minha; é assim que o cara é marqueteado pelos estúdios hoje em dia.
De lá pra cá vimos diversos filmes, revistas em quadrinhos, livros e até mesmo série de TV abordando o universo dos mortos-vivos. E como costuma ser o caso, a nossa indústria favorita seguiu a tendência. Os zumbis dominaram os games também.
Mas há de se separar o joio do trigo, não é mesmo? Nem todos os jogos de zumbis são obras-primas, e alguns nem mesmo os fãs mais obcecados do gênero seriam capazes de gostar. Por isso eu separei esta listinha com alguns dos mais notáveis jogos de zumbis.
Antes de mais nada, um aviso: os jogos não se encontram em nenhuma ordem de importância. Não precisa comentar com indignação que “o jogo X merecia estar acima do jogo Y”, ok?