X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Com ou sem Pensamento


Taí um livro ótimo pra você não ler: Don’t Make me Think, do Steve Krug. O livro é tão bom que só o título basta, e sua ideia central é tão elegante que até sobra espaço no Twitter: não me faça pensar. Quem quer pensar, afinal? Se quiser uma prova, ligue a TV, veja os trending topics do Twitter ou vá a eventos de digital. Pensar não dá ibope.

Curiosamente, esse livro do Krug é focado em interatividade digital, uma área que costumamos associar à tecnologices, a geeks, a códigos e complicações. Ledo engano. E a prova está na palma da tua mão: o iPhone é um sucesso porque você não precisa pensar. Os outros, well, dão muito trabalho. Uma anedota rápida: uma amiga minha estava conversando com uma candidata a diarista. A conversa estava indo bem e ela perguntou quanto a senhorinha cobrava. “Com pensamento ou sem pensamento?”, ela perguntou. A moça ficou desentendida. A senhora explicou “Se a senhora jantar em casa, eu vou ter que pensar no que vou cozinhar. Se não, não preciso pensar”. Voilà: com ou sem pensamento.

Que consumidores não queiram esquentar a cabeça não me preocupa tanto, isso é, no máximo, algo a se levar em conta quando criamos alguma coisa nova. O que me intriga é ver empresas caindo na mesma armadilha. Não sei quanto a você, mas de uns bons anos pra cá estou parecendo o Jonas, vendo baleias por dentro, ponto de vista privilegiado (ou não) por trabalhar em grandes empresas de todo tipo. Tendo estado onde estive, aprendi que o que realmente faz diferença para qualquer empresa é fazer a lição de casa, lidar de frente com os bodes pretos no meio da sala. Problemas são como baionetas: não é bom sentar em cima.

Olho em volta e vejo empresas (e instituições, governos, marcas, etc) empurrando problemas crônicos pra dentro do armário enquanto se travestem com o que acreditam ser fashion e moderno. Pra quem leu, Dorian Gray 2.0. Pra quem não leu, meu #desaforismo serve: “tendências e novidades são uma ótima desculpa para não se focar nos problemas crônicos”. Ou outro #desaforismo do mesmo dia: “olhar sempre à frente é o primeiro passo para se ficar pra trás”.

Well, se você for muito competitivo, essa febre do oba-oba pode ser uma benção: é uma ótima chance de focar enquanto teus concorrentes perdem tempo. Infelizmente, porém, competição não é a minha praia, carnaval tampouco, e o que eu gosto mesmo é de bons problemas. Nisso dá gosto pensar.

René de Paula Jr. está teimando no mercado interativo há 15 anos. eef Rene

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot