Com o avanço do hardware diminuindo cada vez mais o tempo de processamento de tarefas, era natural que os sistemas operacionais fizessem o mesmo. E assim como as demais fabricantes de software, a Microsoft vem aparando as arestas do Windows para deixar ele com o menor tempo de boot possível. Ela parece ter conseguido um considerável progresso no que diz respeito ao Windows 8.
Para chegar no tempo de boot demonstrado no vídeo abaixo, a Microsoft desenvolveu um híbrido entre a hibernação do sistema e o desligamento completo. Ao ligar um computador com o Windows 8, o kernel é transferido para a memória RAM e assim que ele desliga, ele é copiado de volta para o HD. Isso faz com que apenas o sistema precise ser inicializado, diminuindo drasticamente o tempo de boot.
Há uma pegadinha, claro. No vídeo o notebook está rodando com um processador multi-core e em um disco de estado sólido, que por si só já ajuda bastante a diminuir o boot em qualquer sistema. Não sabemos quais outras circunstâncias, mas vou dar o benefício da dúvida aqui e dizer que a Microsoft parece ter feito um bom trabalho.
Com informações: The Guardian.
Artigos relacionados:
- Microsoft mostra Windows 8 em ação num tablet
- Microsoft libera (ou quase isso) a pirataria do Windows Phone 7
- Microsoft revela tela inicial do Windows 8
Microsoft diminui tempo de boot no Windows 8