Nem bem começou a primavera e eu tive a minha primeira experiência como estagiário de jardineiro aqui no meu quintal. Uma experiência que renovou as minhas expectativas sobre a vida e que senti a necessidade de compartilhar. Muitas pessoas parecem viver anos sobre invernos penosos, cheios de lamúrias e dificuldades. Se acostumam a viver este inverno e quase sempre se esquecem de que após todo inverno, sempre vem uma primavera. Nossa vida é feita de estações, tal quais as estações do ano. Apreciar isto e receber cada estação de braços abertos é estar pronto para a vida. Sempre.
MEU CAQUIZEIRO
Já havia contado por aqui que existe uma norma rural para poda de árvores. Nos meses que não tem “R”, podemos podar e limpar tranquilamente nossas árvores para aproveitar melhor a sua energia latente. Ou seja, nos meses de maio, junho, julho e agosto, é o tempo de poda e eu, como estagiário de jardineiro, me meti a fazer a experiência. Podei todas as árvores do quintal, mas dei especial atenção a um caquizeiro, que está mais ou menos no centro do terreno, para comprovar essa norma rural. Cortei os galhos que julguei estarem velhos demais. Cortei os galhos que faziam a árvore ficar muito grande. Retirei também aqueles que faziam a árvore perder a forma arredondada da sua copa. Além disso, limpei todo o solo em um raio de um metro do caquizeiro. Retirei todo o capim que crescia ali e depositei, na terra remexida, lixo orgânico em decomposição que vamos enterrando no quintal ao longo do ano. Retirei também todos os frutos apodrecidos e possíveis flores que estavam meio podres. Enfim, “depenei” a árvore.
Eu tinha que ter tirado uma foto do caquizeiro para mostrar aqui o antes e o depois. Imagine uma árvore bem seca, neste inverno frio do sul do país. Chegava a vê-la como uma árvore feia de dar pena. Porém, como após todo inverno, vem sempre uma primavera, comprovei a sabedoria rural e acabei de me entusiasmar ao ver que o caquizeiro feio e moribundo, está agora com folhas verdinhas em todos os seus galhos. A árvore está com um verde que reluz por todo o quintal. Muito mais linda que as outras, me deixando completamente entusiasmado e pasmo por “experenciar” a sabedoria da natureza.
INVERNOS IGUAIS AS CRISES
Sempre há uma crise. Passamos pelo fundo do poço uma, duas ou até dez vezes durante a vida. No entanto dentro de qualquer crise, temos a oportunidade de nos reconstruir. De limpar a sujeira que deixamos no “solo”, retirar “galhos” velhos e imprestáveis da nossa vida para nos tornarmos melhor. Não que isso vá fazer com que percamos a nossa essência. Vamos continuar sendo “caquizeiros”, mas agora renovados para dar mais e melhor frutos. Servir aquilo que temos que servir.
Em uma crise você fica distante e se sente a pior das pessoas. Fica sem amigos. Fica sem dinheiro. Fica sem o calor do sol e suas companhias são apenas as lágrimas que correm do seu rosto. Você fica ali no canto, isolado de tudo e de todos, olhando a vida passar e ninguém olhar para você. Afinal, você é uma pessoa em crise, uma pessoa desmotivada, uma pessoa sem paixão. Porém tudo passa, sempre passa.
CUIDE DA SUA ÁRVORE
Assim como cuidei do meu caquizeiro, se quisermos florescer melhor na próxima primavera, devemos cuidar também da “árvore” que somos. Habituar-se a olhar sempre para a árvore, procurando o que fazer para melhorar, é algo muito saudável. Assim como manter-se atento às oportunidades que a “árvore” e o “tempo” nos dão para melhorar em alguma coisa. Temos galhos espalhados pelo mundo e espalhamos lixo por aí. Somos “árvores”, e “árvores” agem assim mesmo. No entanto, também somos os “jardineiros” dessas “árvores” e devemos cuidar delas. Podar seus galhos e limpar a sujeira que deixamos, para que a cada nova primavera, nossa “árvore” possa renascer para servir melhor aos outros com seus frutos.
Não crie argumentos para combater as Verdades, que chegam até você através da natureza da sua vida. Você irá sofrer para crescer e isto faz parte do jogo da vida. Abrace o inverno, o verão, o outono e a primavera como grandes oportunidades de crescer e viva-os plenamente.
É o que fazemos entre a primeira e a última respiração que damos na vida que nos faz ser lixo ou fruto.
Músicas da versão em áudio deste post:
- U2 – Winter
- Vivaldi – Spring
- Metallica – Sad but true
- John Williams – Star Wars Episode VI Soundtrack – Victory Celebration
Ouça este post ou faça download do áudio
Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Acompanhe nosso trabalho: