Nesta segunda-feira 19 de setembro, a partir das 18h, 6 empresas startups, baseadas em tecnologia digital, se apresentarão para uma banca de investidores na sede da Microsoft, em São Paulo. São as finalistas do Startup Farm, programa de aceleração, que durante 30 dias, auxiliou o desenvolvimento dos novos empreendimentos, com ajuda de mentores especializados e apoio de empresas como Microsoft e Peixe Urbano.
“Tivemos quase 180 empreendedores inscritos e selecionamos 51, que se dividiram em 18 projetos. Durante um mês, trabalhamos de forma intensa diversos aspectos dos negócios, com workshop, palestras e mentorias individuais. Selecionamos os 6 projetos com maior destaque para a apresentação final”, conta Felipe Matos, sócio do Instituto Inovação e realizador do programa.
Exemplos de participantes – não necessariamente finalistas:
- “Encontramos um sócio”: a Agenda Fácil tinha sócios com perfil mais técnico. Conheceram no programa um empreendedor da área de gestão. Sua participação no grupo deu tão certo, que ele tornou-se sócio da empresa, complementando o time;
- “Mudamos o modelo de negócio”: a Emoldure.me (que agora está mudando também de nome) no começo iria ser um site para subir uma foto e encomendar um quadro emoldurado via web. No programa, eles refletiram sobre o “problema” que estava ajudando a resolver e fora estudar o contexto dos clientes. Perceberam que o universo das fotos online era social e oferecia outras oportunidades e transformaram o produto em aplicativos para rede social que permite criação de álbuns, histórias e filtros personalizadas com fotos que estão nas redes sociais;
- “Turbinamos nosso produto”: o Mobwise queria tirar o motorista do trânsito, com um aplicativo para smartphone que reúne informações das condições de tráfego das cidades. Perceberam no programa que a “dor” central do cliente era outra: salver tempo. Incluíram no produto, além das informações que permite encontrar e melhor rota no trânsito, ferramentas que dão produtividade ao motorista, por exemplo, “lendo em voz alta seus e-mails ou as notícias do dia”;
- “Transformamos nosso concorrente em cliente”: a eViajante queria ser uma agência de viagens online. Pesquisando o mercado no programa, percebeu que o investimento necessário para competir neste mercado inviabilizaria o negócio. Encontraram uma outra oportunidade de mercado e direcionaram o produto para proporcional mais valor agregado em vendas de viagem on-line, oferecendo produtos adicionais, que não são comercializados online, como ingressos para peças, shows e eventos, por exemplo. Os clientes mudaram, do consumidor final, para as próximas agências de viagem, que tornaram-se cientes no novo modelo de negócio.
O evento
Além dos “pitches” das startups para uma banca de investidores, o evento terá um “meetup”, espaço para networking e troca de informações entre os presentes: empreendedores, investidores, empresários e profissionais do mercado digital brasileiro.
São esperadas 200 pessoas no evento e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em www.startupfarm.com.br até dia 18/09.
O que: Demo Day Startup Farm São Paulo
Onde: Microsoft Brasil – Av. Das Nações Unidas, 12.901 – Torre Norte – Brooklyn, São Paulo
Quando: Dia 19/09 – de 18h as 22h