Mariana Quinelato diz que empresas inovadoras usam o design estrategicamente
O design é um setor chave para empresas de todos os portes, pois contribui para que processos de produção e o marketing do produto sejam eficientes. Se bem planejado e aplicado, o design é vetor de inovação para os negócios.
“O design pode reduzir os custos de produção. Um objeto bem desenhado pode utilizar menos peças ou um processo mais adequado. Também pode ser utilizado como marketing, seja utilizando o nome do design que fez o produto – quando conveniente –, seja para construir visualmente um produto adequado para aquele nicho, que fale a sua linguagem.”, destaca Mariana Quinelato, do escritório de design de produtos e arquitetura Mellone Associados.
O design pode garantir um produto bonito, funcional e barato, fatores que têm grande peso na hora de o consumidor escolher o produto. Apesar de sua importância, as empresas brasileiras ainda não o utilizam de forma estratégica.
“O nosso grande ponto fraco é as empresas não incluírem no seu planejamento o design como elemento estratégico. A indústria no Brasil esquece ou não tem a cultura ou o conhecimento de incluir o design como um fator decisivo de marketing, de inovação, de redução de custo. O desafio do País e de entidades como o Sebrae é educar as empresas sobre como usar o design de maneira estratégica.”, avalia Mariana Quinelato.
A Mellone Associados ajuda empresas a potencializar sua produtividade e marketing por meio do design de produtos. “As empresas nos procuram para desenvolver um produto ou uma linha nova. A nossa missão é atuar na parte estratégica do negócio, promovendo a inovação.”, diz a designer.
Mariana Quinelato explica que o designer precisa conhecer o processo de produção da empresa para formular produtos inovadores e adequados ao mercado, pensando na redução de custos e utilização de materiais novos.
“Quando você está desenhando algum produto, em cada traço, você pensa o material e a técnica que vai usar. Dependendo do material, muda as técnicas, os maquinários e os processos de produção. Isso tudo está na prancheta do designer.”, afirma a especialista.
Também interferem na concepção do produto o transporte, a comercialização e divulgação. “O investimento que uma empresa faz contratando um serviço de design é ínfimo perto do que essa consultoria pode trazer de retorno para o negócio. Na verdade, investir em design é economia e estratégia de comercialização e crescimento. Deve estar incluído no planejamento das empresas.”, comenta a designer.
Sebraetec
Para ajudar o pequeno e micro empresário a inovar nessa área, o Sebrae oferece vários tipos de atendimento, desde consultoria individual, a elaboração de cadernos de tendências, adequação de embalagens, concepção de identidade visual da marca e promoção de ações específicas.
O Sebrae facilita o acesso das empresas a profissionais ou escritórios da área de design com larga experiência na aplicação estratégica do design. Além disso, de acordo com o programa ou projeto, parte da consultoria é subsidiada pelo próprio Sebrae. Para ter acessar esse apoio, vá ao escritório do Sistema Sebrae mais próximo de você ou ligue 0800 570 0800.
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