Todas as organizações são compostas por pessoas e dependem destas para alcançar seus objetivos. Estes indivíduos, denominados de funcionários/colaboradores, passam a maior parte do seu tempo exercendo atividades dentro de organizações e veêm nestas, o meio pelo qual alcançam seus objetivos pessoais. Portanto, ambas estão envolvidas em uma complexa e
continua interação. Acredita-se que não é mais admissível que os administradores visualizem as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos. A tendência que se nota nas organizações bem sucedidas é que em vez de investirem diretamente nos produtos ou serviços oferecidos, elas têm investido nas pessoas que os desenvolvem, criam e produzem.
Ademais, as transformações sofridas pela sociedade gerou novos valores demandados pela qualidade, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho. Sendo assim, o homem passa a ser visto como a peça mais importante do sistema produtivo e da prestação de serviços, daí a preocupação com a qualidade de vida no trabalho, sendo um tema de grande importância visto que empresas estão começando a adotar métodos que proporcionem um maior bem-estar entre
seus trabalhadores.
Ao pôr em pratica os conhecimentos sobre este tema, empresas percebem um aumento significativo de benefícios para a organização, assim também como na vida de seus empregados.
Esses benefícios incluem: redução da rotatividade, menor absenteísmo, aumento
da produtividade, redução da fadiga, atitude favorável no trabalho, satisfação no trabalho, desenvolvimento da saúde e segurança, entre outros.
Existem vários modelos para avaliação da qualidade de vida no trabalho, um dos mais conhecidos na comunidade científica é o modelo proposto por Richard Walton (1974), que é composto por oito critérios, com indicadores que afetam as pessoas em seu trabalho. Esta ferramenta permite aos gestores das organizações disporem de um diagnóstico sobre a QVT interna e, a patir deste, tomas as ações cabíveis para se melhorar as condições de trabalho.
Via RSS de Administradores.com.br
Leia em Administradores.com.br