Correr é saudável, emagrece, faz muito bem para a saúde, mas é incrivelmente difícil se manter motivado para fazer isso todos os dias. Ainda mais quando uma das possíveis alternativas é ficar em casa jogando videogame. A ideia do “Zombies, Run!” é genial porque junta as duas coisas. Correr pela cidade se torna um jogo de videogame.
Não estou falando aqui daquela coisa de gamificação em que basta adicionar um sistema de pontuação, níveis e achievements – apesar daquilo ser legal também. Estou falando de um jogo propriamente dito, com enredo e “jogabilidade”.
A história do jogo é que a sua cidade foi invadida por zumbis e você é um dos sobreviventes encarregados de se aventurar entre as criaturas para coletar recursos que ajudarão na sobrevivência da sua base. O interessante é que a principal parte do jogo é apenas em áudio. Você sai na rua e o jogo fala com você através dos fones de ouvido durante toda a sua corrida, dando instruções sobre onde você deve ir para coletar os itens (não está claro se o jogo usará o GPS, mas imagino que sim) e passando a história através de diálogos entre outros personagens. Obviamente, o fone de ouvido também te dá uma noção de quantos zumbis estão te perseguindo o tempo todo.
Há 30 capítulos, que duram entre 20 e 30 minutos – ou seja, você vai ter correr por um mês para descobrir toda a verdade por trás do surgimento e invasão dos zumbis. E ao final de cada dia, logo depois de ver qual a distância e velocidade da sua corrida, além de quantas calorias foram queimadas, você ainda pode decidir como distribuir os itens encontrados na corrida pelas ruas entre as diferentes áreas da sua base. Você dará os remédios para o grupo dos doentes que estão prestes a morrer ou para as forças armadas que poderão ajudar a proteger todos os outros?